Até o dia 31 deste mês, a fachada do RioSul Shopping Center refletirá a cor rosa por uma das principais ruas do bairro de Botafogo diariamente, das 17h às 2h. Durante todo o mês, será realizado um bate-papo virtual por semana com profissionais da saúde que darão dicas sobre como prevenir a doença. Uma das lives também contará com a presença da atriz Antonia Frering, que compartilhará sua história na luta contra o câncer.

As palestras serão realizadas em parceria com o Nosso Papo Rosa, um projeto de conscientização sobre o câncer de mama que acontece por meio de eventos gratuitos. Comandadas pela jornalista Antonia Leite Barbosa, as conversas serão transmitidas no Instagram do shopping (@riosul).

Webinar debate acolhimento a mulheres que passaram pela doença

Nesta segunda-feira (5), o Projeto Cor na Vida Após o Câncer de Mama e o Elo Feminino promovem webinar para debater sobre a importância de um acolhimento compreensivo e humano das mulheres que passaram pelo câncer de mama no retorno às suas atividades pessoais e profissionais.

O encontro, intitulado “A vida é da cor que a gente pinta: força e autoestima após o câncer de mama” terá como convidadas Ana Clemente, idealizadora do Projeto Cor na Vida Após o Câncer de Mama, Juliana Armond, fundadora do Elo Feminino Brasil/Estados Unidos, Vera Lúcia Campolina, psicóloga clínica e Marcella Iani, residente em cirurgia plástica.

A mediação será realizada pela especialista em Qualidade de Vida e Ambiente Corporativo da FDC, Daniela Capella. A iniciativa tem parceria com a Fundação Dom Cabral, considerada a nona melhor escola de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020).

Série de lives especial pelo Outubro Rosa

A Elsevier decidiu criar uma série de lives, em referência ao Outubro Rosa, para compartilhar conhecimentos de especialistas da área e apoiar os profissionais que tratam pacientes com câncer de mama.

A primeira live acontece dia 8 de outubro, às 19h, e tem como tema “Opções de reconstrução para casos de câncer de mama e seu impacto na qualidade de vida do paciente”. O convidado especial é Adriano Brasolin, coordenador do Setor de Transexualidade da Cirurgia Plástica da Unifesp e do Setor de Cirurgia Plástica do Hospital Geral de Pedreira.

Dia 15 de outubro, às 18h, o tema da live será “A importância do apoio psíquico para a reabilitação emocional e social para pacientes com câncer de mama”, abordado por Christina Haas Tabaray, psicanalista e head de Psicologia do A.C. Camargo Câncer Center.

Às 18h do dia 20 de outubro, Carolina Muhlberger, mastologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Grupo Leforte Oncologia, vai falar sobre “O que todo médico deve saber sobre Câncer de Mama e adaptações do rastreamento durante a pandemia”.

Para encerrar, no dia 29 de outubro, às 19h, Camila Forni Antunes, enfermeira supervisora operacional dos Centros de Referência e Programa de Navegação no A.C.Camargo Câncer Center, fala sobre o tema “O enfermeiro navegador: um elo fundamental no tratamento multidisciplinar dos pacientes com câncer de mama”.

As lives são apresentadas por Vanessa Guarise, gestora de conteúdo da Elsevier e doutoranda em Ciências da Saúde pela Unifesp, e exibidas pelo Facebook da Elsevier, exceto a do dia 15/10, que será no Instagram. Para acompanhá-las basta entrar nos links no horário marcado.

Live de Clínica de Oncologia aborda estilo e auto-estima

Depois do tema sexualidade que abriu na semana passada a série de lives pelo Outubro Rosa, o Grupo Oncoclínicas realiza nesta quarta-feira (7/10), às 17h, um bate-papo sobre o tema “O estilo e a elegância como aliados na luta contra o câncer”. O encontro conta com participação da consultora de imagem e estilo Patrícia Mara e da psicóloga do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro Natalia Gil.

A iniciativa faz parte de uma série de debates focados no movimento O Câncer não Espera e da campanha A melhor dica é viver bem, para informar e esclarecer dúvidas de pacientes e público em geral sobre o câncer. É possível acompanhar pelo link. Outras lives ao longo do mês serão divulgadas nos perfis do Grupo Oncoclínicas nas redes sociais.

De diferentes áreas de atuação, as profissionais afirmam que a verdadeira busca das mulheres deve ser pela autoaceitação. Cuidar de si mesma pode envolver a atenção com diversos aspectos – da estética à saúde mental -, englobando tudo o que permite viver momentos felizes no dia a dia. Por isso, as convidadas vão apresentar abordagens da Moda e da Psicologia com o objetivo de ajudar na construção da autoestima, no autoconhecimento e na melhor expressão da própria identidade.

Durante a conversa, aberta ao público geral, as especialistas comentarão técnicas para lidar ou amenizar efeitos do tratamento, no âmbito físico ou emocional, principalmente para as mulheres que estão combatendo a doença e em meio à pandemia de Covid-19, contexto que gera muitas reflexões sobre saúde e comportamento.

Nas próximas semanas os temas incluirão ainda as diferenças entre câncer de mama genético e hereditário; diretos das pacientes e retorno ao trabalho; novidades nos tratamentos cirúrgicos, de reconstrução mamária e medicamentos; e oncologia Integrativa e o impacto na qualidade de vida.

Ação em laboratório de São Paulo

Desde 2014, o laboratório farmacêutico EMS adota a campanha ‘Outubro Rosa’. Para fomentar o movimento para o público interno e externo, promove a tradicional iluminação em rosa da fachada de 4 mil m² da empresa, em Hortolândia (SP), durante o mês inteiro.

Além disso, serão produzidos flyers com dados sobre prevenção do câncer de mama para distribuição aos mais de 5 mil colaboradores. As iniciativas digitais vão desde a troca da assinatura de e-mail e fundo de tela, até banner no site e conteúdo informativo publicado em posts nos canais oficinais da empresa no Facebook e Instagram.

Com Assessorias

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