acerola

Uma pele lisa, uniforme, sem manchas e, principalmente, bronzeada e pronta para o verão. Isso é o que todas as mulheres desejam – e, por que não, os homens também. Não é fácil conseguir manter apele sempre com boa aparência e bonita, mas as frutas e as vitaminas estão aí para nos ajudar e a acerola está entre elas. Pouco consumida aqui no Brasil por ser um alimento muito ácido para os paladares mais adocicados, os brasileiros realmente não sabem o potencial que estão perdendo deixando essa pequena fruta em segundo plano no cardápio.

“O pouco consumo da fruta faz com que seja necessária à sua suplementação. No verão o seu consumo é maior e mais desejado, principalmente na forma de sucos e cremes, para se refrescar e hidratar; também como aliada na perda de peso, devido ao seu baixo valor calórico; e por ser benéfica para a saúde da pele, devido às grandes quantidades de vitamina C e vitamina A”, afirma a nutricionista e consultora da Vital Natus, Dalila Marciele Nunes. Ela explica que as duas vitaminas possibilitam grandes ganhos para a pele, já que a vitamina A acelera o processo debronzeamento, contribuindo na produção de melanina; enquanto a Vitamina C protege contra a radiação solar.

Ambas estão em abundância na acerola, sendo que ela contém 13 vezes mais vitamina C do que a popular laranja, com ação antioxidante e combate aos radicais livres que envelhecem a pele. Ela também é responsável por estimular o colágeno e ajudar no clareamento de manchas. Estudos indicam que a vitamina C também tem o poder de melhorar o humor, reduzindo os problemas mentais, como estresse, ansiedade e depressão. Por isso a suplementação é de grande ajuda física e mentalmente.

Ela pode ser consumida em comprimidos, garantindo a quantidade necessária para consumo diário, já que ela não está também sempre presente em bancas de feiras e supermercados, devido às safras mais periódicas. No entanto, a nutricionista ressalta que o alimento só deve ser consumido com orientação de um profissional, já que alguns efeitos secundários podem aparecer, como náuseas, cólicas, diarreia, sonolência ou insônia. “A acerola pode causar problemas se consumida por pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes. Gestantes e nutrizes somente devem fazer a suplementação desse alimento sob a orientação de um nutricionista ou médico, haja vista que seus efeitos sobre o desenvolvimento do feto são desconhecidos. O mesmo cuidado é válido em casos decálculos renais, doença renal ou gota”, alerta.

A acerola também contém vitaminas do complexo B, como ácido fólico e ácido pantotênico, compostos polifenólicos que eliminam os efeitos negativos dos radicais livres e protegem o corpo deenvelhecimento, doenças degenerativas, inflamação e câncer. Por isso mesmo ela reduz o açúcar do sangue, fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção do câncer de pulmão, produção decélulas vermelhas do sangue, alergias, aterosclerose, saúde dos cabelos, dentre muitas outras coisas.

Para saber mais sobre a suplementação de acerola, acesse o site www.vitalnatus.com.br.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *