Os recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no interior do Estado do Pará, entraram no clima da Copa do Mundo do Catar de um jeito diferente. Nove bebês que estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal ganharam um book temático de fotografias para ficar marcado na história dos bebês e na memória de suas famílias.

Batizado de “Minha primeira Copa o projeto foi desenvolvido pelo serviço de terapia ocupacional e psicologia da unidade. Nele, os recém-nascidos tiveram suas incubadoras enfeitadas e receberam polvos de crochê – bonecos terapêuticos confeccionados por voluntários e mães que acompanham os bebês durante a internação. Após os preparativos, eles realizaram uma sessão de fotos temáticas sobre a Seleção Brasileira na competição deste ano.

A ação traz benefícios às mães e, principalmente, aos recém-nascidos. Isso porque, por um lado, o boneco ajuda a trazer acolhimento, aconchego e proteção ao bebê, e por outro, o acompanhamento do ensaio fotográfico ameniza o estresse do distanciamento entre a mãe e seu filho, como explica Daniella Dias, psicóloga do Materno-Infantil de Barcarena.

“A atividade é importante para criar memória afetiva e participativa da primeira copa mundial que os recém-nascidos estão participando, estreitando laços entre o binômio mãe-bebê e amenizando a angústia do distanciamento entre ambos de forma humanizada”, ressalta Daniella.

Sobre o hospital

Localizado a 114 km distante da capital Belém, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), pertencente ao Governo do Estado e gerenciado pela Pró-Saúde desde 2018, realiza atendimentos de média e alta complexidade gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O público-alvo são mulheres gestantes de alto risco e recém-nascidos de 11 municípios do Baixo Tocantins.

O HMIB foi o primeiro hospital da Região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Leia mais – Especial Copa 2022

5 lições que a Copa do Mundo pode trazer para as crianças
Número de infartos pode aumentar em até 8% na Copa do Mundo
Copa do Mundo: hospitais apostam em menu temático
Shares:

Posts Relacionados

5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *