Mais tocada na história da MPB, ‘Garota de Ipanema’, sucesso de Tom Jobim e Vinicius de Morais, se eternizou como segunda música mais ouvida no mundo, perdendo apenas para ‘Yesterday’, dos Beatles. A letra celebra a beleza da mulher carioca e tornou a ‘cidade maravilhosa’ referência mundial quando o assunto é beleza. Portanto, nada mais justo que um dos maiores eventos do setor no país ganhasse o sugestivo nome de Estética in Rio.

Afinal, as cariocas – e cada vez mais também os cariocas – estão ávidos por novidades em técnicas e produtos. E as clínicas de estética e redes de salões de beleza desejam abrir seus espaços por aqui porque acreditam no potencial desse mercado onde não existe a palavra ‘crise’.

A versão 2023 do Estética in Rio acontece neste fim de semana (de 24 a 26 de junho), quando a cidade ganha o status de capital da beleza. No ano passado, o Estética in Rio recebeu cerca de 20 mil visitantes e congressistas e a expectativa para este ano é ainda maior no Expomag (antigo Centro de Convenções Sulamérica), na região central da cidade.

“Temos uma grade de expositores renomados, o que eleva o nível de qualificação dos congressistas, além de uma feira com mais de 250 marcas e seus lançamentos e, ainda, workshops gratuitos. É uma oportunidade imperdível para profissionais e estudantes participarem ativamente e se atualizarem”, diz Fatima Facuri, CEO do Grupo Estética In Rio.

Estética in Rio: lançamentos contra melasma e envelhecimento precoce

Entre diversos produtos do portfólio, a Ada Tina apresenta no evento o Bio.Identique FPS 75, uma base líquida de alta coberta, anti-melasma e com 12 horas de proteção solar e fotoestabilidade. O estande conta com a presença de um maquiador profissional para que os visitantes possam conhecer (e aplicar) o novo produto.

“Queremos que os visitantes do nosso estande tenham a oportunidade de conhecer, na prática, os benefícios deste produto que camufla e trata o melasma ao mesmo tempo”, ressalta Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA Tina.

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Além do estande, o evento contará com uma palestra do farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA. Maurizio Pupo aberta para todos os visitantes do evento, que acontecerá no dia 26 de junho, às 16h30, com o tema “Mitos e verdades sobre o melasma”, com o intuito desmistificar as diversas questões sobre o melasma, como “gravidez causa melasma?” ou “melasma não tem tratamento?”. Todo o conteúdo da palestra possui embasamento científico e apresenta as melhores estratégias com auxílio dos produtos ADA TINA, que possuem eficácia comprovada.

Outra novidade que os visitantes podem conhecer é o Pure C 40 Ultra Clareador, um mousse concentrado com duas vezes mais vitamina C puríssima e ácido hialurônico de baixíssimo pelo molecular, desenvolvido especialmente para clarear e renovar intensamente a pele. O produto também possui eficácia contra melasma e manchas, inclusive, as resistentes decorrentes do envelhecimento precoce.

“O Pure C 40 Ultra Clareador ainda atua na redução de rugas e linhas de expressão, aumentando a firmeza e elasticidade da pele e, desta forma, promove uma aparência mais iluminada e rejuvenescida”, ressalta Dr. Maurizio.

Entre outros destaques do estande, está o recém-lançado Clarivis TX Ultra Resist, um sérum ultra clareador capaz de amenizar manchas escuras com possíveis resultados em 7 dias de uso*.

“Desenvolvido com o ativo Tranexamic Complex 15%, o Clarivis TX Ultra Resist é um complexo clareador de alta potência a base de ácido tranexâmico e niacinamida que, juntos, atuam para clarear as manchas mais profundas (inclusive, melasma graus 2 e 3) e, também, as imperfeições causadas pelo sol”, explica Dr. Maurizio

Estética in Rio: barriga ‘tanquinho’ e pernas torneadas sem esforço

Manter o corpo em forma é autocuidado: melhora a autoestima e a qualidade de vida. Porém, nem todo mundo consegue se adaptar à rotina e ao ambiente das academias. Para ajudar quem quer conquistar o corpo dos sonhos antes do próximo verão, a HTM Eletrônica traz para a Estética in Rio 2023 duas novidades que prometem se tornar queridinhas de profissionais esteticistas e fisioterapeutas.

O Empower ajuda a estimular, fortalecer e definir a musculatura do corpo de forma localizada e promete trazer resultados mais rápidos, como o “famoso tanquinho” e as “pernas torneadas”, cobiçadas por nove entre 10 marombeiros de plantão. como barriga, pernas e braços. tratamento é indicado para quem busca potencializar os treinos na academia, crossfit, entre outras atividades.

O equipamento gera um campo eletromagnético focado em alta intensidade, que estimula grupos específicos de músculos, promovendo contrações em ritmos e intensidades definidas pelo profissional esteticista, de acordo com as necessidades e objetivos de cada tratamento. As contrações musculares máximas promovem as famosas microlesões nas fibras, assim como acontece no exercício físico, só que em maior proporção.

“O profissional pode programar ciclos personalizados de acordo com a necessidade de cada usuário, extraindo o máximo de resultados para quem busca potencializar os os benefícios da musculação”, afirma Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora da HTM.

O equipamento também é indicado para reabilitação, sendo uma ótima opção para quem não pode realizar exercícios de alta intensidade devido a lesões, problemas articulares ou outras limitações físicas. Ele possui, ainda, um aplicador pélvico, dispositivo utilizado para tratar incontinência urinária e fortalecer a musculatura pélvica.

Verão 2024: Estética in Rio apresenta novidade em depilação digital

Outra novidade da HTM é o Ácrus, aparelho de depilação a laser com três comprimentos de onda simultâneos que pode ser usado com qualquer tipo, espessura, coloração e quantidade de pelos. Com isso, o tratamento depilatório pode ser feito em qualquer época do ano, além de garantir uma depilação mais agradável, precisa, segura e durável.

O aparelho, 100% digital, permite depilar todos os tons de pele, inclusive negras, e em todas as estações do ano, inclusive no verão, em peles bronzeadas. O Ácrus possui um sistema de resfriamento inteligente, que resulta em um procedimento muito mais tolerável e suave, além de indicar automaticamente qual é a melhor aplicação para cada tipo de pele, tamanho de área e do pelo.

“O equipamento utiliza a tecnologia de aplicador triple wave, com emissão simultânea de três tipos de ondas. Desenvolvemos um equipamento a laser inovador, que permite a mais pessoas terem acesso ao tratamento, sem precisar se preparar com semanas de antecedência, como é comumente requisitado”, detalha Renata.

Além do showroom, espaço reservado para apresentação das novidades, a empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos, traz para a Estética In Rio 2023 o Meeting HTM, onde os visitantes assistirão palestras com especialistas na área durante os três dias do evento.

Pele na menopausa é tema na programação científica da Estética in Rio

Em sua 16ª edição, a Estética In Rio tem como carro-chefe o Congresso Científico Internacional de Estética e Saúde, que traz este ano temas atuais, como “Campo eletromagnético além da definição muscular”, “Laser Ndyag e os tratamentos de despigmentação dermato estético: Inovação na prática”, “Pele Menopausada: Tratamentos específicos para reduzir os impactos das alterações hormonais na saúde e bem-estar da pele”.

Além disso, acontecerão simultaneamente o 9º Congresso Científico Internacional de Dermomicropigmentação; o 5º Congresso Lash Artist Brasil, com competição entre os participantes; o 3º Congresso Internacional de Estetas e Harmonizadores; o 2º Tricologia Scientific Conference; o 2º Seminário Remove Ink; e o curso Estratégias Avançadas de Vendas e Diferenciação.

Estética in Rio 2023 acontece no no Expomag, antigo Centro de Convenções Sulamérica (Foto: Divulgação)

Estética in Rio também traz workshops gratuitos

O Estética In Rio 2023 também oferecerá mais de 80 workshops gratuitos que serão ministrados pelas marcas expositoras. Os cursos irão apresentar novas técnicas e equipamentos. Para Fatima Facuri, CEO do Grupo Estética In Rio, essa programação foi pensada exatamente para compartilhar o conhecimento e democratizar a educação dentro do setor. “Sabemos que muitos profissionais ainda estão sem condições de pagar por um congresso internacional, mas, ele pode comparecer aos três dias do evento e se manter informado com esses encontros técnicos”, explica Fátima.

Uma oportunidade de atualização para muitos profissionais, como a esteticista Pace Moitas, do Salão Quality, que fica no bairro da Freguesia, na zona oeste carioca. Segundo ela, as feiras de estética são muito importantes para os profissionais, representando uma oportunidade de conhecer os lançamentos, interagir com profissionais mais experientes e trocar muitas informações.

“Praticamente todos os eventos acontecem em São Paulo, por isso, a Estética in Rio cobre uma lacuna, permitindo que os profissionais fluminenses se reciclem, sem sair da nossa cidade”, explica Pace. Formada em estética desde 1975, pelo Senac, ela realiza protocolos faciais e corporais e afirma que suas clientes são muito exigentes e antenadas, o que a “obriga” a se manter informada de todas as técnicas e novos aparelhos que aparecem no mercado.

Beleza e bem-estar em números

Fatima Facuri, CEO do Grupo Estética In Rio (Foto: Divulgação)

Fatima Facuri, CEO do Grupo Estética In Rio, ressalta que o segmento de beleza e bem-estar é um gigante da economia, gerando milhões de empregos, impulsionando o empreendedorismo e levando o Brasil a ocupar o terceiro lugar mundial no que se refere a compra de produtos de beleza.

“A indústria nacional é robusta, sempre atual com lançamentos de produtos e equipamentos voltados para o bem-estar do público consumidor”, acrescentou.

Mesmo não tendo números específicos do segmento de estética, a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos é a instituição que monitora todo o movimento do setor. E segundo a associação o Brasil é, no ranking mundial, o segundo país que mais lança produtos anualmente. Além disso, é o quarto maior mercado consumidor do mundo girando US$ 26,9 bilhões (ABIHPEC/2022).

Em 2022, a indústria da beleza no Brasil cresceu 3,5%, se comparado com 2021. E quando olhamos para um período mais longo, de 2016 a 2022, o crescimento foi de 33,4%. O mercado de trabalho também ganha muito com esse crescimento. Houve um aumento de 9,6% na geração de empregos em 2022, comparado com o ano anterior. São mais de 5,6 milhões de pessoas que ocupam postos dentro desse setor.

  • Exportações em 2022 para 174 países;
  • Gera cerca de 5,6 milhões de oportunidades de trabalho;
  • Aumento de 9,6% na geração de empregos diretos em 2022, versus 2021, o equivalente a 13.400 empregos diretos na indústria;
  • Segundo mercado no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente (o primeiro são os EUA).

Mais informações sobre o Estética in Rio estão disponíveis no site do evento.

Com informações das assessorias e colaboração de Maria Clara Macedo

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