Durante os meses mais frios do ano, uma série de efeitos ocorre em nosso organismo e isso inclui a indesejável queda de cabelos, que é mais intensa no outono, mas também ocorre muito no inverno, por conta da água quente no couro cabeludo. Por isso, a orientação principal de 10 entre 10 especialistas é tomar banho com água morna, evitando a água quente no inverno na hora de lavar os cabelos.
“A estação do ano que mais afeta o couro cabeludo é o inverno, pois as pessoas tomam banho com água mais quente causando aumento de oleosidade, descamação e caspa, que pode causar queda”, explica o médico Breno Marques, dermatologista e especialista em transplante de cabelo (FUE) e em doenças do couro cabeludo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Luigi Moretto, hairstylist de São Paulo, confirma: “Por mais que seja mais gostoso um banho mais quente, a alta temperatura da água pode irritar o couro cabeludo e aumentar a produção das glândulas sebáceas – as grandes responsáveis pela oleosidade. Tente tomar um banho morno, sempre”.
A mesma dica é compartilhada pelo hairstylist Bernardo Vasconcelos. “Por mais que esteja frio, não o lave com água quente. Fuja dela a todo custo. Nem que você tenha que primeiro lavar o cabelo e depois tomar banho. O calor em geral faz mal e vai danificá-lo”.
“Lavar o cabelo no outono e no inverno, quando a temperatura é baixa, requer alguns cuidados especiais devido ao uso frequente de água muito quente e do secador, que acaba ressecando mais o couro cabeludo e os fios”, diz a cabeleireira Jéssica Yansen, do Espaço J, em Vinhedo.
‘Jamais durma de cabelo molhado’
O hairstylista Luigi Moretto diz que é normal os fios caírem mais no outono e no inverno e passarem da média considerada normal de 100 fios de queda por dia. Mas, segundo o quando é possível se dedicar um pouquinho mais de cuidado, a cabeleira sofre menos no tempo mais frio.
Cabelos loiros exigem ainda mais cuidados
Outros fatores podem agravar a queda de cabelo
Além da água quente, mais comum nos banhos durante o inverno, outros fatores costumam fazer mal aos cabelos. O dermatologista Breno Marques destaca a quantidade de horas que se dorme. “Se dormir menos e alterar o sono vigília, o estresse pode causar queda também, a água quente pode provocar descamação e caspa pode dar queda também”, afirma.
A perda de peso muito rápido é outro fator que pode favorecer a queda, mais que 10% em um ou dois meses, isso por deficiência por deficiência de vitaminas, minerais e até de aporte calórico.
Cirurgias com anestesias gerais, principalmente as mais demoradas acima de 4 a 6 horas, alguns medicamentos como anticoagulantes, anticonvulsivantes, pós-parto, suspensão de anticoncepcionais, algumas doenças como problemas na tireoide, lúpus, sífilis e deficiências vitaminas como zinco, ferro, vitamina D, e vitaminas do complexo B.
Como manter fios fortes e cheios de vida nessa época
Breno Marques recomenda utilizar shampoo adequado para cada tipo de cabelo. “O couro cabeludo oleoso precisa de um shampoo para tirar a oleosidade do cabelo, o cabelo seco precisa de outro tipo”, esclarece. Segundo ele, é fundamental manter a saúde dos fios e do couro cabeludo principalmente as mulheres que fazem químicas, que têm coloração e alisamento. “Elas precisam ter um shampoo especial para hidratação que é a reposição de água , proteína e de lipídios do cabelo”.
Quem tem queda ou calvície e precisa fortificar o cabelo deve procurar um dermatologista para começar um tratamento. Especialista em transplante de cabelo e em doenças do couro cabeludo, o médico recomenda buscar um especialista para que possa diagnosticar o tipo de queda por meio de exames, conversa com paciente para saber o histórico genético do paciente e testes laboratoriais.
“Depois disso o médico saberá o melhor tratamento a seguir. Há vários tratamentos como MMP que é a microinfusão de medicamentos na pele, laser, cremes, remédios orais, led entre outros. Só o especialista saberá o melhor tratamento”, afirma ele.
6 dicas para evitar danos aos cabelos no inverno
Especialista em tratamento capitar e em formação em terapeuta capilar, que cuida do coro cabeludo e toda a estrutura do fio do cabelo, Jéssica Yansen, cabeleireira formada há 12 anos, alerta para cuidados especiais com os cabelos nas estações mais frias do ano. E dá algumas dicas para manter o seu cabelo saudável nessa época do ano. Confira:
- 1- Temperatura da água
Nas estações frias, as pessoas costumam lavar o cabelo com água mais quente ressecando muito mais o fio e o couro cabeludo. O couro cabeludo é uma pele e com a temperatura alta da água acaba ressecando, provocando assim mais descamação. Já os fios acabam abrindo as famosas pontas duplas e enrijece o fio. Para evitar, o ideal é deixar a água de quente para morna.
2 – Redobrar os cuidados no tratamento
Para repor a camada lipídica (óleo) do fio, o ideal é apostar em óleos que têm a tecnologia de nanopartículas para serem facilmente absorvidos pelo fio. Pode ser aplicado antes de dormir e acordar ou sempre que sentir necessidade. Agora, no inverno, por usarmos mais quente a temperatura da água, o ideal é abusar da máscara de hidratação para haver uma compensação, devolvendo água ao fio e minimizando os danos.
Se você tem o hábito de aplicar condicionador após a máscara, pode proceder. Mas a maioria das máscaras deve ser aplicada após retirada de 60% da água dos fios. Assim ela age no córtex e já fecha a cutícula em 5 a 10 minutos. Se quiser um cuidado ainda maior, pode dormir com o cabelo preso, com um coque frouxo, deixando os fios alinhados e com menos atrito nos fios durante o sono. Assim, o cabelo fica com menos pontas duplas também! Lembrando que nunca devemos dormir com o cabelo molhado!
3- Tratamentos caseiros
Eles realmente resolvem? Sim, ajudam, mas lembrando que as grandes marcas investem para que os produtos sejam altamente eficazes e com alta tecnologia! Agora, na falta de algum, pode usar uma babosa, por exemplo Aloé vera, aplicando o gel de dentro da babosa e deixando de 40 minutos a 1 hora antes de lavar, como um pré-tratamento. Depois, hifenizando o couro e aplicando sua máscara profissional durante a lavagem. O mel também é uma opção, pois é rico em proteína e entra como um restaurador. Aplique nos fios secos e deixe agir de uma a duas horas. Depois higienize e aplique máscara durante a lavagem
4 – Período de queda
Assim como as árvores, que trocam de folhas, o outono é a época do ano conhecida por causar mais queda de cabelo para renovação dos fios. Caso isso aconteça, você pode procurar um salão de beleza para fazer esfoliação, nutrição e detox no couro cabeludo e melhorar essa queda. Também existem produtos mais naturais e dermatológicos vendidos na farmácia para tratar a queda dos fios.
5 – Número de lavagens
Posso lavar todos os dias? Essa é uma dúvida frequente. Sim, pode e não prejudica os fios desde que você cuide com bons produtos. Se você tem o hábito de fazer exercício todos os dias e transpira muito, o ideal é higienizar o couro cabeludo ou se você tem a raiz muito oleosa. Pode ser aplicada de duas a três vezes os produtos no couro cabeludo até que sinta o couro limpo. (Atenção: shampoo somente no couro, fio não!)
6 – Secador
Sempre ao secar utilize um ótimo protetor térmico, principalmente no outono e no inverno, quando secamos mais os fios. Para as cacheadas também há acessório para secar mais rápido e para não perder os cachos!
Com Assessorias