A campanha de vacinação contra a Covid-19 atingiu mais uma marca importante: mais de 71 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose da imunização contra a doença. O número representa que as vacinas Covid-19 chegaram a cerca de 44% da população vacinável, isto é, quase 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos no país.
Do total de pessoas que receberam a primeira dose, apenas 36,2% também receberam uma segunda dose das vacinas. São 25,5 milhões de brasileiros que já completaram a segunda etapa da vacinação. Ao todo, o Brasil já aplicou mais de 96,7 milhões de doses da vacina Covid-19.
Os dados estão no painel de vacinação do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde que apresenta todo o andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 no País. As informações são atualizadas até 26 de junho de 2021.
Até a semana passada, o Brasil contava apenas com vacinas Covid-19 com duas doses para conclusão do ciclo vacinal. Eram os imunizantes da Astrazeneca/Fiocruz, da Coronavac/Butantan e da Pfizer/BioNTech. Desde terça-feira (22), no entanto, o Ministério da Saúde também passou a receber a vacina Covid-19 da Janssen/Johnson&Johnson, de dose única.
Mais de 1,8 milhão de doses foram antecipadas no contrato de 38 milhões de unidades da Pasta com a farmacêutica. As unidades estavam previstas para chegar somente a partir de outubro deste ano. Outras 3 milhões de doses da Janssen foram doadas pelo governo dos Estados Unidos para a imunização da população brasileira.
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 129,5 milhões de doses de diferentes laboratórios contratados para estados e Distrito Federal desde o início da campanha, em janeiro.
Mais 936 mil doses de vacinas da Pfizer
O Ministério da Saúde recebeu, neste domingo (27), mais um lote de vacinas Covid-19 fabricadas pela Pfizer. A remessa desembarca no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). No total, são 936 mil doses, que vão reforçar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) no enfrentamento à pandemia.
Com a entrega, o laboratório atinge a marca de 2,4 milhões de imunizantes fornecidos ao Brasil em menos de uma semana. Na terça-feira, foram 529 mil doses entregues ao Ministério da Saúde. Outras 936 mil chegaram na quinta. Até a atualização mais recente, o Ministério da Saúde já havia distribuído mais de 10,6 milhões de unidades da Pfizer para estados e Distrito Federal. A previsão é de que o novo lote siga para as unidades da federação nos próximos dias.
As doses fazem parte do contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica, que prevê a entrega de 100 milhões de doses até setembro. Outras 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues entre setembro e dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer apenas em 2021.
A estratégia de distribuição das vacinas entregues ao Ministério da Saúde é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 129,7 milhões de doses de vacinas Covid-19 dos laboratórios contratados.
Da Agência Saúde, com Redação