Desde que começou a pandemia do novo coronavírus, muitas iniciativas têm surgido para ajudar a população a cuidar da saúde sem precisar sair de casa. A principal ferramenta é a informação correta de profissionais de saúde. Listamos uma série de serviços gratuitos para ajudar você neste período. Confira!
Líderes de todo mundo todo vêm seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e incentivado o isolamento social como medida de combate à proliferação da doença. No Brasil, várias administrações estaduais e municipais estão seguindo as recomendações para combater o coronavírus e optaram pelo fechamento de escolas, incentivo ao distanciamento social e ainda o fechamento de negócios não essenciais.
Iniciativas individuais também vêm surgindo neste momento para ajudar aqueles que têm dúvidas se têm ou não a doença sem que precisem se deslocar até o hospital. O Missão COVID (www.missaocovid.com.br) – projeto idealizado por médicos e profissionais de tecnologia – é uma dessas ações e visa acolher especialmente a população de baixa renda que não possui muitas alternativas.
Depois que o Conselho Federal de Medicina autorizou, em caráter de excepcionalidade, o uso da telemedicina para atendimento de casos de covid-19, a plataforma Missão Covid foi criada para abraçar a causa reunindo médicos com CRM ativo de todas as especialidades e realizar atendimento gratuito da população pela internet. Até o momento já são cerca de 300 médicos que aderiram ao projeto como voluntários e fizeram o atendimento de 3 mil pessoas de 64 países.
Para utilizar como paciente, basta acessar o site, fazer um breve cadastro e aguardar que um dos médicos entre em contato por chamada de vídeo para fazer as devidas orientações àqueles que possuem sinais e sintomas que levem a suspeita do COVID-19. O tempo de espera até o atendimento é de cerca de 10 minutos.
O objetivo da ação é atender a população para evitar o deslocamento desnecessário aos hospitais, o que acabaria por sobrecarregar o sistema de saúde, principalmente o público. Sendo assim, qualquer pessoa que esteja com dúvidas e até mesmo sintomas relacionados ao coronavírus pode obter auxílio de maneira simples, prática e sem sair de casa.
A velocidade de contágio do coronavírus no país tem avançado cada vez mais rapidamente: foram registradas 114 novas mortes nas últimas 24 horas, um aumento de 21%. Sem fins lucrativos e com médicos voluntários, o Missão Covid tem o objetivo de prestar assistência a saúde por meio da tecnologia e da humanização neste momento sem precedentes na história.
Diante da pandemia da covid-19, a atenção e cuidados com a saúde ficaram em pauta em âmbito mundial. Cuidados redobrados com a higiene, além do isolamento social estão fazendo a população mudar seu cotidiano, tendo consequências em vários aspectos sociais e econômicos. Neste cenário, um setor que está auxiliando as pessoas a terem acesso rápido à consultas médicas e exames é o de clínicas populares.
No Rio de Janeiro, a Alba Saúde, rede de clínicas que atua há 12 anos no mercado, com seis unidades – sendo uma recém-inaugurada em Botafogo e atendimento em mais de 40 especialidades, está ampliando o alcance de seus atendimentos através da Consulta Online e do funcionamento de suas unidades sem redução de horário, de segunda a sábado.
Autorizada pelo Conselho Federal de Medicina, a Consulta Online (orientação e monitoramento à distância), para enfrentar a pandemia do coronavírus será disponibilizada na rede de clínicas populares via WhatsApp em todas as especialidades e de forma gratuita durante o mês de março.
TRATAMENTO DE ASMA GRATUITO NA BAIXADA
Em meio à pandemia com o novo coronavírus, o Brasil Sem Alergia está oferecendo gratuitamente 1.500 kits para o tratamento de asma a moradores da Baixada Fluminense. Durante este período, é ainda mais importante que pacientes asmáticos mantenham o tratamento da doença, especialmente por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19.
O Brasil Sem Alergia é uma ação social que já realizou mais de 450 mil atendimentos gratuitos para prevenção e tratamento de alergias e doenças imunológicas em seus quatro postos na Baixada Fluminense. Para mais informações sobre como adquirir o kit, os interessados devem ligar para os telefones (21) 4063-8720 ou (21) 3939-0239.
Outras iniciativas
ProRadis: a healthtech liberou acesso gratuito em sua plataforma de telerradiologia que permite que médicos radiologistas possam trabalhar remotamente. O sistema permite ainda realizar laudos em ambiente centralizado, atendendo diversos centros de diagnósticos e clínicas em uma lista de trabalho unificada. Também estará disponível, sem custo, uma ferramenta de IA para detectar automaticamente anomalias em exames de tórax, o que ajuda a acelerar e priorizar diagnósticos de COVID-19. Válido por seis meses. Acesse aqui.
O BoaConsulta app conecta pacientes a médicos, aposta em telemedicina, com múltiplos atendimentos em um único período de tempo. Os teleplantões são disponibilizados gratuitamente para os cadastrados na plataforma e cerca de 10 médicos farão atendimentos gratuitos entre 15 e 20 minutos. O tira dúvidas em relação ao COVID-19: quais os sintomas, quais as medidas que devem ser tomadas pelo paciente, entre outros.
Com Assessorias
Gostaria de tirar uma dúvida de minha ultrassonografia
Como conseguir uma consulta gratuita com um cirurgião torácico.
Quem toma losartana pode tomar tadalafila?
Tenho todos os dias dores no peito e nas costas e pontadas com cortes de respiraçao , dorea de cabeças fortes a ponto de ficar tonta e com acia de vomitar, tambem sinto cansaço e minhas maos e boca ficam formigando mas nao tenho um diagnostico…. Cada vez fica mais frequente oque devo fazer ???
Estou muito mal
Eu tenho várias dores de cabeça
Gostaria de tira uma dúvida no meu ecg
oq eu faço to sofrendo com acne
to com mt espinhas oq eu falo pra acabar com isso???