Setembro começa com uma programação para lá de necessária. Vamos falar de suicídio? Segundo o mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano – uma taxa de 11,4 para cada 100 mil habitantes. Isso significa um suicídio a cada 40 segundos.
Não é de hoje que somos surpreendidos com alguns casos, seja de alguma celebridade ou de pessoas que, direta ou indiretamente, estavam próximas a nós. Ao longo deste Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio, ViDA & Ação dará atenção especial ao tema delicado, porém, urgente e necessário. A sociedade está adoecendo e adoecida. E cada vez mais dá cabo da própria vida na tentativa de eliminar seus problemas.
É essencial ampliar o conhecimento para o público em geral sobre maneiras de enfrentar a ansiedade, a depressão e o próprio estresse cotidiano, ressignificando assim a vida. São gatilhos, mas com os quais é possível lidar sem desbordar”, salienta a coordenadora do NAP/FGV, Helena Giolito.
As palestras busca (re) alimentar a reflexão sobre o tema por meio de abordagem múltipla, que trate desde questões socioemocionais a fatores de risco, passando por saúde e bem-estar. Segundo ela, o trabalho do NAP dura o ano inteiro, com objetivo de trazer para a pauta de debates, temas e especialistas que venham contribuir com relevância para aprimorar a saúde mental dos estudantes.
Em homenagem ao dia 10, considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma série de ações de esclarecimento estarão acontecendo no Rio de Janeiro e em outros lugares do país. Conheça algumas delas e envie sua programação para contato@vidaeacao.com.br.
VEJA A AGENDA DE EVENTOS:
Um app que oferece apoio emocional
DIA 10
No dia 10, o Núcleo Pedagógico da Fundação Getúlio Vargas promoverá duas palestras, no Centro Cultural da FGV, na Praia de Botafogo. “Quem cuida das emoções cuida da vida: a arte de viver bem”, com Anna Oliver, do Instituto ValoraVita, e “Ansiedade x Entusiasmo: técnicas práticas para melhoria da qualidade de vida”, com Marcela Lobo e Francisco Ottoni, da Arte de Viver. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=
DIA 4