O Carnaval está chegando – ou já chegou em muitas cidades – e as estradas brasileiras vão ficar ainda mais movimentadas. Isso porque muitos foliões pegam a estrada em busca de diversão nos dias de recesso, além das famílias que aproveitam o período para visitar parentes ou relaxar na praia ou no interior. E com mais veículos circulando pelas pistas, a tendência, infelizmente, é que o número de acidentes aumente nesse período.
Para garantir a segurança de todos aqueles que fazem parte do trânsito, a LeasePlan, empresa do setor de car as a service, separou algumas dicas para ter uma viagem tranquila. Confira, coloque-as em prática e chegue ao seu destino em segurança!
-
Planeje as rotas
Antes de colocar o pé na estrada, o primeiro passo é preparar a rota. Programe todas as paradas, escolhendo um local adequado e seguro para abastecer ou se alimentar. Não esqueça também de escolher a melhor via para viajar, evitando regiões perigosas ou desconhecidas e também perímetros urbanos em horário de pico.
-
Condições do veículo
O veículo pode ser uma máquina ainda mais perigosa se não estiver com suas manutenções em dia. Por isso, verifique itens básicos como, por exemplo, o óleo, a calibragem dos pneus, o estepe, entre outros. Além de ser importante para a segurança, uma revisão também vai ser boa para o seu bolso. Afinal, um veículo que não está 100% pode gastar mais combustível e acelerar o desgaste das peças.
-
Obedeça as leis de trânsito
Seguir as leis impostas no Código de Trânsito Brasileiro é uma obrigação de todos os motoristas. Essa atitude não só evita multas como também salva vidas. Então, sempre respeite os limites de velocidade e não ultrapasse em locais proibidos. Não coloque sua vida em risco – nem a de outras pessoas – para chegar apenas 5, 10 minutos mais cedo.
-
Descanse antes da viagem
Dirigir requer muita atenção e foco, e o sono pode atrapalhar – e muito – essa ação. Então, marque a hora que você vai sair de casa sabendo que é preciso, no mínimo, de 8 horas de sono para realizar o trajeto em segurança. Durma em um lugar adequado, bem ventilado e confortável para ter um sono revigorante. Lembre-se: sono e direção não combinam!
-
Sinalize a via em caso de acidente ou parada
Mesmo seguindo as dicas, ainda assim motoristas estão suscetíveis a acidentes ou situações inesperadas – como um pneu furado. E até mesmo, muitos acidentes podem acontecer por causa de outros veículos parados na pista que não estão bem-sinalizados. Por isso, sinalize a pista com uma distância razoável, para que os outros motoristas percebam o obstáculo à frente. Prefira parar o seu veículo em uma reta e, além do triângulo, use galhos ou outros objetos para sinalizar.
-
Dê seu feedback sobre a estrada
Chegou ao seu destino final em segurança? Pois agora é hora de dar o seu feedback sobre o trajeto, informando às autoridades de trânsito se havia trechos perigosos, com buracos ou placas em más condições.
Em caso de trechos concessionados, entre em contato diretamente com a empresa. Se for um trecho municipal, procure a secretaria de transportes do município. Já em uma estrada estadual, converse com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). E em pistas federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Além disso, lembre-se sempre que álcool e direção jamais combinarão, preze pela sua vida e pela de todos os demais.
Como cuidar dos pneus antes de viajar?
Especialistas alertam para o risco de viajar com pneus em más condições; Pneus reformados podem ser alternativas mais acessíveis
As tradicionais férias de fim de ano, acompanhadas de uma viagem entre amigos e familiares, exigem atenção antes de pegar a estrada. Para que o passeio ocorra com diversão e segurança, uma revisão no veículo é fundamental a fim de evitar dores de cabeça e problemas no trajeto.
Um dos itens mais importantes na revisão são os pneus do automóvel. Eles despertam grandes preocupações entre os motoristas, pois, dirigir com pneus “carecas” pode colocar a vida de todos os usuários em perigo, além de ser considerado uma infração de trânsito passível de multa.
É preciso ter em mente que cuidar da segurança de todos que estão no carro vem em primeiro lugar. Um segundo ponto é evitar transtornos e atrasos na viagem por causa de problemas no veículo, além de que esses problemas podem bater forte no bolso, seja pelos reparos posteriores, ou porque a maioria das panes de veículos nas estradas rendem multas previstas na leis de trânsito”, comenta Gervásio Pereira, colaborador da NSA Pneutec.
Os pneus são responsáveis pela aderência no asfalto, fator que gera estabilidade nas curvas e traçados, além de serem preparados para situações climáticas adversas, e a instabilidade nas pistas causadas por derramamentos de resíduos sólidos e líquidos (como areia, produtos químicos e oleosos).
Quais devem ser os cuidados com os pneus antes de pegar a estrada?
A primeira preocupação do proprietário do veículo deve ser com o desgaste dos pneus. Nesse caso, a checagem se dá com a condição atual dos pneus que atinjam ou ultrapassem o limite de 1,6mm de profundidade dos sulcos – os pequenos canais esculpidos na banda de rodagem do pneu.
Para ajudar o motorista, existe um indicador na banda de rodagem. Este indicador é chamado de Tread Wear Indicator (TWI), uma saliência de borracha colocada dentro do sulco do pneu. Caso atinja esse limite, a troca deve ser feita antes da viagem pela segurança de todos os usuários.
O motorista também não pode se esquecer do pneu de estepe – que deve estar em bom estado para uso, caso seja necessário a troca em alguma emergência.
“Embora a maioria dos motoristas saibam, os pneus devem ser calibrados levando em conta o peso que está sendo levado. Um carro sem bagagem e apenas com o motorista pode exigir uma calibragem menor do que um automóvel carregado de malas e quatro passageiros, por exemplo”, diz Haydenn Tanaka, representante comercial da NSA Pneutec.
O pneu reformado é indicado para viajar?
Os pneus reformados oferecem rendimento quilométrico semelhante ao de um pneu novo. A diferença é que saem com um valor 75% mais econômico para o consumidor, o que apresenta uma redução de 57% no custo/km para o setor de transporte, por exemplo. Os pneus são o segundo maior custo de uma transportadora, atrás somente do combustível.
“Os pneus reformados são auditados e homologados pelo INMETRO (órgão mais importante brasileiro de fiscalização), portanto, são seguros. Além disso, são grandes colaboradores da preservação do meio ambiente, porque quando há o descarte de uma carcaça de pneu usada, ela pode levar até 900 anos para se decompor na natureza”, comenta Gervásio.
Quais outros fatores devem ser verificados nos pneus?
É necessário checar se os pneus encontram-se alinhados, sem desgaste irregular e a calibragem estar adequada aos padrões previstos na legislação.
O balanceamento das rodas e pneus também são são importantes. Essa revisão deve ser feita a cada 10.000km rodados, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver “puxando” para um dos lados.
“São muitas informações, porém, isso reflete a importância em manter os pneus em bom estado durante uma viagem. É fundamental procurar uma oficina de confiança para realizar a revisão com, pelo menos, uma semana de antecedência, e se divertir no final de 2021 com segurança e tranquilidade no automóvel”, finaliza Gervásio.
Coberturas e assistências mais usadas nos seguros de carro e casa
Alguns cuidados com o carro e a casa são essenciais para garantir uma viagem sem preocupações. Assistências como reboque, carro reserva e troca de pneus são úteis para viagens
Algumas precauções para ter com o carro e a casa para períodos como este. Além de cuidados essenciais com o carro e a casa, algumas coberturas e assistências do Seguro Automóvel e Residencial são importantes estarem ativas.
De acordo com levantamento recente da seguradora Youse, um pouco mais de 50% dos acionamentos realizados em período de feriado foram para guincho e o tempo médio de chegada foi abaixo de uma hora. O levantamento destaca ainda que, seja nas saídas e retornos dos feriados, as solicitações mais frequentes são: reboque por panes mecânicas e batidas, auto socorro, envio de táxi e carro-reserva.
Já em relação ao seguro residencial, as assistências mais acionadas em feriados são serviços de chaveiro, encanador, eletricista e vidraceiro. Outras duas também se destacam: “Prevenção do Lar”, que contempla serviços como revisão elétrica, troca de lâmpadas, tomadas e interruptores, fechaduras e dobradiças; e assistência Eletrodomésticos, que oferece suporte para consertos de geladeira, lavadora de roupas e aparelhos de TV.
Dicas para viajar com segurança
Para aqueles que irão viajar, seja pequena ou longa distâncias, a dica para essas pessoas é realizar uma manutenção preventiva no veículo, como revisar os freios; conferir o estado e a calibragem dos pneus; checar os reservatórios de água e fluídos, e o limpador de pára-brisa.
Outro ponto que não pode ficar de fora, é conferir se a parcela do seguro está em dia e realizar os devidos ajustes nas coberturas e assistências, a fim de garantir a proteção do veículo durante a viagem.
As coberturas de colisão, incêndio, roubo e furto, alagamento e danos a terceiros são as mais indicadas. Há ainda assistências como reboque, carro reserva, troca de pneus, pane seca e auto-socorro, que podem ser “ligadas” no período fora de casa.
Como deixar a casa protegida
Já para a residência, também é preciso ficar atento com cuidados que garantem a segurança do seu patrimônio, em caso de alguma eventualidade. As coberturas mais indicadas do Seguro Residencial são incêndio, queda de raio e explosão; Furto e roubo de bens; Quebra de vidros; Danos elétricos; Alagamento e até Vendaval, granizo e fumaça. Tudo depende da personalização que o cliente precisar no momento.
A sugestão é verificar se os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos estão desligados e, de preferência, desconectados da tomada para evitar curtos ou explosões. Para a segurança contra furtos, a dica é verificar as fechaduras, janelas, portões e ativar os alarmes, caso o local tenha esse serviço. Também vale checar se a parcela do seguro está em dia.
Revisão do veículo é fundamental antes de dar a partida
Nas viagens em família de carro, a revisão automotiva antes de sair de viagem é essencial, assim como outros preparativos para que as férias não tragam perrengues. Pensando nisso, Felipe Genovesi, diretor de Vendas e Parcerias da Justos, empresa de seguros que utiliza inteligência artificial, tecnologia e design para oferecer um serviço prático que recompensa motoristas conscientes, preparou algumas dicas para garantir uma viagem sem imprevistos:
- Faça a revisão do veículo
Antes de pegar a estrada, não deixe de realizar uma revisão completa no veículo. Essa manutenção preventiva é crucial para evitar surpresas durante a viagem. Leve seu carro a um mecânico de confiança e verifique itens como óleo do motor, fluidos, filtros, alinhamento e balanceamento das rodas, estado dos pneus, freios, suspensão, sistema elétrico, tanque de combustível e faróis. Cheque também a validade do extintor de incêndio – o item não é mais obrigatório, mas, se estiver no veículo, tem que estar dentro da validade.
- Não se esqueça dos documentos pessoais e do carro
Certifique-se de levar toda a documentação necessária, incluindo o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o seguro DPVAT, sua carteira de motorista e os documentos pessoais. Não deixe nada para última hora.
- Segurança das crianças: prioridade na estrada
Para quem viaja com crianças, a segurança deve ser uma prioridade. A Lei da Cadeirinha estabelece que crianças com menos de 10 anos ou que não atingiram 1,45m de altura devem ser transportadas no banco traseiro, utilizando o dispositivo adequado à sua idade, peso e altura. Certifique-se de que a cadeirinha tenha o selo de certificação do INMETRO e esteja instalada corretamente.
- Cuidados com os pets
Os pets também requerem cuidados na viagem. Se você vai viajar com seu animal, lembre-se de transportá-lo de maneira segura, seja em uma caixa de transporte ou com o uso de cinto de segurança próprio para animais. O pet deve viajar confortavelmente no banco traseiro e nunca no colo do motorista, para evitar distrações. Vale lembrar que apesar dos doguinhos amarem sentir o vento no rosto, andar com os animais com a cabeça para fora, além de gerar multa, pode ocasionar otite, devido ao vento nas orelhas.
- Tenha um seguro de confiança
Segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), cerca de 70% da frota brasileira circula sem seguro. Portanto, antes de viajar, é essencial contar com um seguro que ofereça cobertura e suporte em qualquer imprevisto. Considere contratar um seguro digital, como o da Justos, que pode ser facilmente ativado por meio do aplicativo e personalizado conforme suas necessidades de viagem. Durante o percurso, você pode contar com suporte em longas distâncias e, na volta para a rotina, adaptar o plano para o seu dia a dia.
A vistoria digital da Justos permite que novos clientes contratem um plano de forma simples e eficiente. Para a empresa avaliar o carro não é preciso agendar um horário, nem se preocupar com o deslocamento. Basta apenas que o cliente envie no aplicativo as fotos solicitadas que serão analisadas pela inteligência artificial e equipe de especialistas da empresa.
- E em caso de imprevistos…
Imprevistos acontecem, mas é importante manter a calma e agir corretamente. Se ocorrer um acidente ou pane, pare o veículo em um local seguro e acione seu seguro. Lembre-se de que a assistência estará disponível rapidamente para ajudar.
A segurança na estrada é responsabilidade de todos. Ao seguir essas dicas, você estará garantindo uma viagem mais tranquila e segura para você e seus familiares, aproveitando os melhores momentos das festas de final de ano com quem você ama”, finaliza Genovesi.