Receber o diagnóstico de câncer de mama metastático com apenas 29 anos foi um baque na vida da carioca Anna Carolina Fernandes. Na época, foi sentenciada a ter apenas mais seis meses de vida. Hoje, oito anos depois, Anna descobriu que a doença não é uma sentença de morte, mas uma sequência de cuidados. “Tenho muito respeito pela doença, mas entendi que posso ser mais forte que ela”, afirma (saiba mais aqui).
Relatos como o de Anna Carolina e de outras cinco pacientes são a inspiração para o projeto “Artemisa II: Arte Urbana Por um Outubro Além do Rosa”, que acontece até dia 31 em sete cidades brasileiras, numa combinação de ações de intervenção urbana.
Em sua terceira edição, a iniciativa busca chamar atenção da população para a importância dos exames de detecção precoce do câncer de mama, tumor mais comum entre mulheres brasileiras, além da divulgação de informações de qualidade, em especial, sobre o câncer de mama metastático.
Neste terceiro ano de realização, nas cidades do Rio de Janeiro, Manaus e Fortaleza, o projeto conta 150 mobiliários urbanos ilustrados com obras de Mari Pavanelli. Em Porto Alegre, Salvador e Brasília as artes são exibidas em outdoors com obras de arte. Em São Paulo, o projeto conta ainda com uma dupla de empenas, cada uma com 24m de altura por 8,5m de largura, na lateral de um prédio na Vila Mariana.
Além disso, será instalada uma mostra multimídia na Estação Sé do Metrô, composta por seis totens de LED com vídeos mostrando um pouco de cada paciente que, ao final, se transformam em arte pelas mãos de Pavanelli.
“Conheci estas mulheres, ouvi seus relatos e procurei transcrever, pela minha arte, como elas se sentem. Fiquei sensibilizada e me sinto abençoada por ter essa oportunidade”, revela a artista. Mari dedicou sete dias de trabalho (de 1 a 8 de outubro), para produzir duas obras inspiradas em histórias reais de mulheres que enfrentam a luta contra o câncer de mama.
O projeto Artemisa II é idealizado pelo produtor cultural Igor Cayres em homenagem à mãe, Beth Cayres, produtora cultural que morreu em 2019, apenas quatro meses após receber o diagnóstico de câncer de mama.
“Minha mãe continuou trabalhando e demonstrando sua força e é inspiração para mim e um compromisso que assumi com a causa – levar por meio da cultura a beleza e a transformação das pacientes para sensibilizar a sociedade”, explica Igor.
“Artemisa II: Arte Urbana Por um Outubro Além do Rosa” é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura como parte integrante das ações do Coletivo Pink, uma iniciativa da Pfizer, em parceria com associações de pacientes, que há quatro anos une arte e saúde em campanha que informa e emociona. A iniciativa conta ainda com a parceria da JCDecaux, empresa de mídia out-of-home.