Nunca as emergências e UTIs brasileiras foram tão importantes na vida dos brasileiros. Os atendimentos em Unidades de Terapia Intensiva cresceram significativamente durante a pandemia do novo coronavírus, obrigando os hospitais a ampliar e qualificar as equipes e investir em tecnologia de ponta. Uma novidade que tem feito a diferença para determinar a chance de sobrevivência de muitos pacientes de Covid-19 é a terapia conhecida como ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), popularmente chamada de “pulmão ou coração artificial”.

A complexidade do tratamento nos quadros infecciosos de Covid também exige cada vez novas abordagens que vão além dos pulmões e do coração. É que o coronavírus também afeta o sistema neurológico, causando sérios sintomas e sequelas aos pacientes. Para conversar sobre as diferentes formas de salvar a vida de pacientes, não somente vítimas da Covid e suas complicações, mas em diferentes contextos nas UTIs e emergências brasileiras, a 45ª edição do projeto #PapodePandemia traz dois especialistas acostumados a lidar com pacientes gravíssimos.

A jornalista Rosayne Macedo, editora do Portal ViDA & Ação, receberá o médico Ivan Sant’ana Dorio, um dos mais respeitados neurocirurgiões do país, que atua no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, e a cardiointensivista Marina Pinheiro Rocha Fantini, especialista em ECMO e diretora da ECMO Minas, em Belo Horizonte. A live acontece excepcionalmente nesta quinta-feira, dia 15 de julho, às 20 horas, no canal do Youtube.

Mais sobre os convidados

Ivan Sant´Ana Dorio – Aos 74 anos e 47 anos de Medicina, Dr Ivan é conhecido por casos que chamaram a a atenção da mídia e comunidade médica internacional, como a complicada cirurgia para a retirada de um vergalhão da cabeça de um operário, em 2012. Ele foi o primeiro profissional de saúde do Hospital Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul do Rio, a ser vacinado contra a Covid-19 em fevereiro deste ano. Dr Ivan ficou afastado das funções por ser do grupo de risco durante a pandemia, mas já voltou e continua atuando em casos com alta complexidade, tanto na rede pública, quanto na privada.

Com larga experiência em grande emergência, onde atua até os dias de hoje, Ivan Sant´Ana Dorio é subchefe do Serviço de Neurocirurgia do Miguel Couto e faz parte da equipe da direção geral do hospital, responsável pela residência médica da Neurocirurgia, onde dá aulas formando futuros neurocirurgiões. Atua, também, no Hospital Federal do Andaraí. Na área privada opera pela Rede D’or, Unimed Barra, entre outros. Dr Ivan é Formado pela antiga Escola Nacional de Medicina, atual Unirio.

Marina Pinheiro Rocha Fantini – Formada em Cardiologia Pediátrica, Dra Marina atua como cardiointensivista e é especialista em ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) adulto e pediátrico pela ELSO (Extracorporeal Life Support Organization). Junto com mais duas profissionais – a médica intensivista Ana Luiza Valle Martins e a enfermeira intensivista Izabela Cristina Fernandes Rodrigues –, foi pioneira em levar o primeiro centro de tratamento de ECMO para a capital mineira, no Hospital Mater Dei, em 2019.

No mesmo ano, o trio estruturou a criação da ECMO Minas em Belo Horizonte. Meses depois, com o início da pandemia de Covid-19, as três direcionaram seus esforços para salvar vidas de pacientes em várias regiões do Brasil, com complicações respiratórias ou cardiorrespiratórias causadas pelo coronavírus. Além de dirigir a ECMO Minas, Dra Marina é professora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e coordena os departamentos de Cardiologia Pediátrica e ECMO da Rede Mater Dei de Saúde, além do Centro ELSO de ECMO 814.

Não perca, participe, traga suas dúvidas! Entre no link e compartilhe com amigos!

Saiba mais sobre o #PapodePandemia e veja as lives anteriores

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *