Por Fernando Tolentino, com Redação*

A temperatura à noite em Brasília é sensivelmente mais baixa que durante o dia. O mês mais quente do ano é outubro, quando a média da temperatura a chega a 18°. Em julho, mês mais frio do ano, a média à noite cai para 12°.

Em 2017, uma família manauara residente em Brasília sensibilizou-se com a situação das pessoas em situação de rua, normalmente invisíveis para a sociedade e tendo que conviver com enorme desconforto, especialmente à noite. Resolveram fazer uma ação mensal de atendimento a essas pessoas e isso acabou atraindo alguns amigos, aos quais se juntaram parentes e outros amigos.

De quatro pessoas o grupo chegou, seis anos depois, a cerca de 150 voluntários. São duas ações a cada mês, uma no Plano Piloto e outra nas cidades satélites de Taguatinga e Ceilândia, as duas maiores do Distrito Federal.

Esse é o trabalho do Pão Com Ovo, que adotou esse nome por conta do alimento sólido que é distribuído. Junto a dois pães com ovos, é entregue aos moradores em situação de ruas chocolate quente (ou refrigerante), um pacote de biscoito recheado, uma garrafa (1,5 litro) de água mineral, um cobertor e um par de meias, além de sabonete, absorventes, paçoca ou pirulito e ração para cachorro.

O grupo sai em comboio de automóveis, munidos de rádio de comunicação, e são atendidas cerca de 300 pessoas em cada ação, que normalmente dura mais ou menos 5 horas. O trabalho é feito à noite, que é quando normalmente os moradores em situação de rua estão nos pontos habituais.

As ações do Pão Com Ovo são mantidas por doadores conhecidos – e às vezes desconhecidos – que contribuem com os itens distribuídos ou recursos financeiros. O grupo é composto principalmente por jovens e observa-se grande estabilidade de membros, tal a satisfação que o trabalho desperta nos participantes.

Como ajudar?

Durante as madrugadas, voluntários distribuem a pessoas em situação de rua não só cobertores, como também pão com ovo, chocolate quente, água mineral e rações para os doguinhos que os acompanham. Para ajudar a aquecer aqueles que são considerados “invisíveis” pela sociedade, o grupo Pão com Ovo está promovendo a Campanha do Agasalho 2024. Saiba como ajudar e acompanhe as ações do grupo pelo Instagram @paocomovodf.

Mais informações com o coordenador Pedro Paulo – 61 8257-3833.

Leia mais

Inverno traz de volta uma onda de solidariedade
7 entre 10 pessoas que vivem nas ruas são negras
Rio oferece assistência médica a mulheres em situação de rua

Mais Boas Ações

Banho Solidário beneficia tutores e pets nas ruas de SP

Em São Paulo, onde vivem três em cada 10 pessoas em situação de rua no Brasil, segundo recente estudo publicado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diversos projetos sociais procuram beneficiar quem está nesta condição de extrema vulnerabilidade social – muitas vezes, famílias inteiras e também seus pets.

O projeto Banho Solidário Sampa, por exemplo, além de oferecer banhos com dignidade a esta população, oferece uma estrutura dedicada ao cuidado de cães dos tutores, com capacidade de banho e secagem simultâneos. A próxima ação acontece no domingo (21), levando dignidade em forma de ducha em dose dupla: banho para os tutores e banho para os doguinhos. A ação vai ocorrer a partir das 10h na Praça Marechal Deodoro, em Santa Cecília.

O projeto, que tem apoio da Lorenzetti, é mantido a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti realizou a doação de duchas, torneiras, aquecedores de água a gás, pressurizadores e painéis de iluminação em LED.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.

Em ritmo de festa junina e Dia da Pizza

Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia e registra mais de 3,7 mil banhos, 6,2 mil pessoas atendidas por meio das iniciativas, mais de 29 mil lanches distribuídos nas ações de banho, mais de 3,5 mil cortes de cabelo; 36 mil peças de roupas e calçados, 3 mil cobertores e 3,9 mil livros doados aos assistidos.

Neste período de festas juninas e julinas, além do serviço de banho e tosa, os voluntários do Banho Solidário Sampa levaram ao Parque Dom Pedro II barraquinhas de comidas típicas, como cachorro-quente e maçã do amor, barracas de brincadeiras e gincanas que vão desde pescaria, jogo de argolas e arremesso nas latas e as tradicionais prendas e quadrilhas, proporcionando diversão e entretenimento para pessoas em situação de rua.

Já no Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, a ação de banho no Largo do Paissandu distribuiu 4.180 pizzas, doadas por pizzarias com apoio de vários outros coletivos a pessoas vulneráveis que não têm a oportunidade de consumir o prato mais popular da cidade de São Paulo.

Mais de 3.700 banhos em 5 anos

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um VUC (Veículo Urbano de Carga) especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, utilizando energia elétrica gerada por placas solares e utilização de água limpa para os banhos. Após a atividade, o VUC retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes.

Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho. Um box especial foi pensado para ter acessibilidade e receber assistidos em cadeiras de rodas.

7 entre 10 pessoas em situação de rua são negras

Somando Mais Ações leva assistência a pessoas em situação de rua em São Paulo

O Instituto Somando Mais Ações realizou nesta quinta-feira, dia 18, mais uma ação de solidariedade a cerca de 200 pessoas em situação de rua no Centro de São Paulo. Sob o tema “Combate à Discriminação Racial”, comemorado no mês de julho, a ONG leva ao longo do mês diversos projetos, buscando oferecer acolhimento, carinho e empatia para quem mais precisa.

A cada 10 pessoas em situação de rua, sete são negras! A discriminação e o racismo, infelizmente, também fazem parte da rotina da população de rua. Por isso, decidimos trazer esse tema tão importante do combate à discriminação racial para nossa ação do dia 18,” destaca Priscila Rodrigues, presidente do ISMA.

Durante a ronda, os projetos “Psicólogos nas Ruas”, “Médicos nas Ruas”, “Veterinários nas Ruas”, “Navalhas nas Ruas” e “Sorriso Social” oferecerão serviços de saúde essenciais para quem mais precisa. Cada paciente será abordado individualmente e receberá atendimento completo e abrangente dentro da área de atuação de cada profissional. Além disso, os projetos “Bem da Madrugada” e “Lanchinho do Bem” distribuirão alimentação e kits de inverno contendo cachecol, cobertor, gorro, meias e luvas.

Campanha Inverno Solidário doa cobertores em cidades paulistas

A Campanha Inverno Solidário 202 da concessionária SPMAR já doou este ano 550 cobertores, todos distribuídos no Alto Tietê, ABC e Região Metropolitana de São Paulo, em  cidades localizadas no entorno dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas. As últimas entregas de julho foram para as cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Nesse novo  lote de entregas foram distribuídos 150 cobertores, sendo 50 para o Fundos Social de Solidariedade(FSS) de Embu das Artes, 50 para o FSS de Itapecerica da Serra e  outros 50 para a instituição Obreiros de Amor e Misericórdia de Embu das Artes

A campanha Inverno Solidário da SPMAR reforça a importância da reutilização dos materiais, uma vez que todos os cobertores doados são feitos a partir da reciclagem dos uniformes utilizados pela equipe de operação da concessionária .

Com Redação e Assessorias

 

 

 

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *