‘Obrigado por tanta coisa. Vcs fizeram minha vida ser um sonho em realidade. Nunca vou conseguir dizer o quão grato eu sou por vcs nunca largarem minha mão’. O tom melancólico e um verbo no passado foram suficientes. A mensagem postada nas redes sociais por Felipe Neto na noite de segunda-feira (18) caiu como bomba junto a seus fãs e admiradores, que correram para expressar apoio ao empresário e influenciador.
Diante das preocupações, o youtuber de 37 anos teve que vir a público logo que acordou para esclarecer boatos sobre seu estado de saúde mental. Ele negou que o teor da mensagem tivesse um tom de despedida, como se estivesse anunciando uma possível tentativa de autoextermínio.
Meu Deus, postei um textinho fofo ontem antes de dormir… Acordei hoje e tá cheio de gente preocupada achando q eu vou me m*tar. TÁ TUDO BEM, ERA SÓ UM TEXTINHO FOFO DE AGRADECIMENTO!. Eu definitivamente sou péssimo nisso”, esclareceu.
A preocupação dos fãs de Felipe Neto faz sentido. O influenciador já revelou publicamente que enfrenta a depressão, considerada uma das principais causas de suicídio no Brasil. Ele mencionou que a depressão pode levar a comportamentos como compulsão por compras, como uma forma de tentar aliviar o desconforto emocional.
O influenciador compartilhou sua experiência com crises de pânico e como isso o levou a buscar ajuda profissional, resultando no diagnóstico de depressão crônica. Ele também relatou ter abandonado um show em um conhecido festival de rock no Rio de Janeiro devido a crises de ansiedade, demonstrando como a depressão pode afetar diversos aspectos da vida.
Ele enfatiza a importância de procurar ajuda profissional para a depressão e fala sobre seu tratamento contínuo, destacando que a luta contra a doença é diária. O youtuber também abordou a importância de não julgar ou minimizar a depressão, enfatizando que é uma questão de saúde pública e que muitas pessoas não buscam ajuda devido ao preconceito. Ele encoraja aqueles que sofrem com a depressão a procurar ajuda profissional, como psicólogos e psiquiatras, e a não terem medo de compartilhar seus sentimentos com pessoas de confiança.
Leia mais
Felipe Neto e a Síndrome de Burnout associada à depressão
Dificuldade em lidar com ódio na internet
Hoje um ferrenho crítico da família Bolsonaro, Felipe Neto compartilhou que as primeiras crises de pânico surgiram devido à dificuldade em lidar com o ódio e as críticas na internet, o que o levou a um estado de declínio emocional. Ele descreveu uma madrugada em que teve uma crise de pânico intensa, sentindo que estava morrendo, o que o motivou a procurar ajuda.
O próprio Felipe Neto também reconhece que já incentivou o ódio e a polarização nas redes sociais, quando usava a força de sua influência junto a crianças e adolescentes para atacar o Partido dos Trabalhadores, especialmente o então ex-presidente Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff. Durante a campanha presidencial de 2022, em que declarou apoio a Lula, ele chegou a pedir perdão a Dilma por propagar o “antipetismo”.
Hoje cultuado como uma das vozes da resistência no Brasil, o influenciador digital nega ser um “esquerdista” e diz que não tem pretensões políticas. Mas em abril deste ano ele publicou um vídeo no qual dizia estar lançando sua pré-candidatura à Presidência da República para 2026 e uma nova rede social, que funcionaria como “laboratório” para coletar e analisar dados fornecidos “voluntariamente pelos usuários”. “A afirmação sobre ser candidato foi vista com ceticismo”, segundo o jornal Valor Econômico.
Com informações de redes sociais, sites e agências