O clima de tensão no Big Brother Brasil 26 atingiu seu ápice na manhã desta quarta-feira (11). Após sucessivas explosões na casa, a veterana Sol Vega, de 47 anos, foi expulsa do reality show após um episódio de agressão física contra a também veterana Ana Paula Renault, 44, durante uma discussão que teve a sister Milena Moreira, 26, como pivô.
Sol pisou no pé de Ana Paula e a empurrou. Embora Ana Paula tenha declarado posteriormente que não se sentiu agredida — lembrando sua própria desclassificação por agressão no BBB 16 —, a regra do programa é rigorosa. O contato físico com intenção de ferir ou intimidar resultou na retirada imediata de Sol Vega da casa.
Atenção, todos. Nós avaliamos as imagens da atitude da Sol com a Ana Paula. Entendemos que ela ultrapassou os limites permitidos. Ela desrespeitou as regras do programa. Sol está desclassificada do BBB 26“, disse a voz em comunicado para os brothers na casa.
No seu Instagram oficial, a equipe de Sol Vega postou uma mensagem sobre o episódio, refutando constantes declarações de que ela seria uma “pessoa descontrolada”.
Ações geram reações. Não tentem dizer que os comportamentos da Sol são de uma pessoa “descontrolada” como se ela não tivesse há dias aguentando, inclusive calada, provocações baixas e infantis”, postou o perfil.
Expulsão no BBB 26 e a falta de controle das emoções
A expulsão de Sol Vega do Big Brother Brasil 26 encerra uma trajetória marcada por discussões intensas e levanta um debate sobre o limite das estratégias de desestabilização emocional dentro do jogo. O incidente recoloca em evidência os efeitos da exposição contínua sobre a saúde mental e a importância do autocontrole.
Segundo a psicóloga Cristiane Pertusi, presidente da Abratef – Associação Brasileira de Terapia Familiar, os participantes vivem sob observação permanente dentro da casa. Fora dela, milhões de pessoas convivem diariamente com dinâmicas semelhantes, mediadas por telas, algoritmos e interações públicas.
O controle emocional é um dos maiores desafios para os participantes do programa, pois o ambiente de confinamento, a falta de privacidade e a pressão do jogo potencializam padrões comportamentais, podendo levar à falta de autocontrole. A incapacidade de gerenciar a raiva e outras emoções impulsivas é o principal motivo para a desclassificação por agressão.
Segundo a especialista, a exposição constante ativa no cérebro a sensação de estar sob avaliação permanente. “A pessoa passa a se perceber a partir do olhar externo, o que favorece ansiedade, insegurança e desgaste emocional”, explica.
No BBB, reações mínimas ganham peso simbólico imediato. Um silêncio, um posicionamento ambíguo ou um simples emoji no Queridômetro podem ser interpretados como rejeição, exclusão ou fracasso. E essa pressão se concentra em um período curto e intenso.
O BBB intensifica experiências emocionais que já fazem parte da vida fora da casa, especialmente a dificuldade de sustentar limites entre identidade pessoal, expectativa do outro e imagem pública”, complementa.
Nesses casos, o acompanhamento psicológico ganha ainda mais relevância justamente por essa continuidade. “A terapia ajuda a organizar emoções, fortalecer recursos internos e reduzir o impacto da exposição prolongada. Mesmo sem danos físicos imediatos, o confinamento intenso afeta o funcionamento mental e o bem-estar emocional”, conclui.
Leia mais
BBB e saúde mental: o que a exposição ao vivo revela fora da casa?
Saída de BBBs por motivo de saúde expõe riscos da cultura da exaustão
Xixi na cama gera polêmica no BBB: o que explica a enurese em adultos?
Ex-BBBs congelam óvulos para preservar o sonho da maternidade
O estopim: Milena como pivô da discórdia
A confusão que selou o destino de Sol Vega começou nas primeiras horas do dia, tendo como figura central a ‘Tia Milena’, como a participante mineira é conhecida por trabalhar como babá e recreadora em festas infantis.
Logo pela manhã, ela decidiu bater na porta de todos os quartos para acordar os participantes. Incomodada, Sol Vega foi tirar satisfações, chamando a jovem de “criança”, “retardada” e questionando se ela seria “doente mental”.
O perfil de Sol Vega detalhou o episódio e deu a entender que a veterana foi injustiçada.
Foi a segunda vez que Milena acordou a casa toda, e Sol foi falar diretamente para ela o quanto essa atitude estava gerando incômodo. Milena fez deboche da situação e disse que Sol estava acordando todo mundo, como se só ela tivesse o direito. Nessa edição do BBB, vemos que definitivamente o jogo não é de igual pra igual. Uns podem fazer o que quiser (sic). Outros sofrem até mesmo as consequências de atos que são de outros”.
A troca de ofensas escalou rapidamente quando Ana Paula Renault saiu em defesa de sua aliada. Diante da provocação da jornalista, que pediu para Sol “falar mais alto”, a atriz se levantou e desferiu um empurrão na adversária enquanto segurava seu braço.
A escalada de violência e o jogo psicológico
A expulsão de Sol não é um fato isolado, mas o resultado de uma convivência cada vez mais tóxica. Ana Paula Renault e Milena Moreira têm protagonizado embates agressivos, utilizando táticas para desestabilizar adversários.
Entre as ações mais polêmicas da dupla, destaca-se o episódio em que deixaram a casa toda sem alimentação. No último dia 2, Ana Paula e Milena levaram todo o grupo a entrar no chamado ‘Tá Com Nada’, com racionamento de alimentos (só eram permitidos arroz, feijão, goiabada e café) – por quase 24 horas.
Como punição pela falta gravísssima, elas perderam, cada uma, 500 estalecas – a primeira por se recusar a passar pelo Raio-X, um procedimento de rotina na casa, e a segunda por comer uma fruta da equipe do vip, em solidariedade à mentora. As duas contrariaram as regras do jogo do qual elas concordaram em participar. Tudo, aparentemente, por puro capricho, visando provocar os demais participantes.
Aliadas, mesmo em campos ideológicos opostos
“Tia Milena” vem sendo criticada por parte dos outros moradores por seu comportamento considerado imaturo, incentivada sempre por Ana Paula, que também é mineira. Acostumada a serviços domésticos, Milena gosta de tomar à frente para realizar a limpeza da casa. Diz que faz isso porque gosta e já se tornou um vício. Mas reclama da falta de iniciativa de outros moradores da casa e quando outros assumem o papel, ela critica.
A integrante grupo Pipoca se tornou fiel escudeira de Ana Paula logo no início do jogo, apesar de, no mundo real, estarem em campos políticos opostos – a jornalista é assumidamente de esquerda e apoia pautas afirmativas, enquanto a recreadora infantil é seguidora de Jair Bolsonaro nas redes sociais.
Apesar de possuir uma torcida barulhenta fora da casa, o comportamento da jornalista é alvo de críticas por ser pautado em ataques verbais constantes. Por outro lado, o público parece dividido: enquanto uns repudiam a “baixaria”, outros premiam a narrativa do conflito direto.
Ana Paula conta com o apoio de um grupo fiel, com destaque para o ator Babu Santana, 46, e o dançarino e influenciador Juliano Floss, 21, mais alinhados ideologicamente com a jornalista. Os dois também costumam sair em defesa de Milena. O grupo coliderado por Ana Paula e Babu conta ainda com apoio de Leandro ‘Boneco’, de Chaiany e de Samira – todos oriundos da Casa de Vidro.
O histórico de Sol Vega: entre a perseguição e a perda da razão
A saída de Sol Vega é cercada de ironia, dado que a participante havia acabado de retornar de um paredão contra Babu e Sarah Andrade, 34. Apesar de ter chegado ao seu primeiro paredão no BBB 26 após receber o maior número de votos (10) dos colegas da casa no último domingo (8) Sol, teve uma votação expressiva para permanecer, demonstrando uma popularidade superior à de Babu no momento.
Na disputa encerrada horas antes da discussão com Ana Paula, ela recebeu 2,38% da média dos votos para eliminar e foi quem ficou com a menor porcentagem no confronto com Sarah, eliminada com 69,13% – Babu recebeu 28,49% da média dos votos para sair.
No entanto, sua passagem foi marcada por reações explosivas. Ao longo das últimas semanas. frequentemente se envolveu em discussões com Juliano e Babu, alegando ser alvo de perseguição por questões raciais. Embora o racismo estrutural seja um debate pertinente, a atriz era criticada por muitas vezes perder a razão ao elevar excessivamente o tom de voz e recorrer a ofensas pessoais, como as proferidas contra Milena.
De origem humilde, Sol, que é natural de São Paulo, mas vive no Rio de Janeiro, se celebrizou na quarta edição do programa, quando era frentista de posto de gasolina e se popularizou com o hit “iarniuou’ (na verdade, ela queria cantar a música We are the World, de Michael Jackson e Lionel Richie).
Depois de atuar como vendedora na Feirinha da Glória, na zona sul carioca, ela conquistou uma marca de roupas e bijuterias. Empresária, atriz e influenciadora, Sol voltou triunfalmente à edição 26, como uma das mais populares do grupo Camarote. Mas não resistiu à pressão das adversárias.
Sarah Andrade desabafa sobre Sol Vega: “Dois pesos e duas medidas”
A saída de Sol Vega, uma das favoritas do público, altera completamente a dinâmica de forças e deixa a casa em estado de choque. Nas redes sociais, ex-participantes de diversas edições, como Lumena Aleluia, Leidy Elin e Anamara, prestaram solidariedade à Sol, reforçando seu brilho pessoal fora do confinamento, apesar do erro fatal que custou sua permanência na disputa.
Durante o tradicional café da manhã no programa Mais Você, Sarah Andrade, eliminada na noite anterior no paredão que disputou contra Sol e Babu, assistiu às imagens de sua despedida e não conteve as lágrimas ao comentar a situação daquela que foi sua maior aliada no jogo. Para Sarah, sua saída foi o gatilho emocional que desestabilizou Sol Vega. A ex-participante destacou que a atriz possui traumas que acabam aflorando no confinamento.
A Sol é uma pessoa incrível, de uma luz maravilhosa. Ver ela ter esses ataques por causa de traumas que ela tem… eu também tenho os meus”, afirmou a consultora, visivelmente abalada.
Sarah acredita que o isolamento de Sol dentro da casa, sem uma rede de apoio, contribuiu para o descontrole ocorrido nesta manhã: “Acho que ela está se sentindo muito sozinha, eu era a pessoa que mais parava para escutá-la.”
Críticas ao tratamento diferenciado no jogo
Um dos pontos mais fortes do desabafo de Sarah Andrade foi a crítica à forma como o público e os outros brothers enxergam as atitudes de Sol em comparação ao grupo de Ana Paula Renault. Sarah sugeriu que existe uma disparidade no julgamento das condutas dentro do reality.
Gente, está sendo dois pesos e duas medidas. Se fôssemos nós fazendo isso, estaria sendo visto de uma forma muito diferente. Para mim, dói muito como as histórias estão sendo contadas”, desabafou.
Embora tenha reconhecido que Sol “perdeu o controle” na briga contra Milena e Ana Paula, Sarah reforçou que a leitura do público pode estar sendo injusta com a trajetória da veterana.
Mesmo com pouco tempo fora da casa, Sarah já tomou conhecimento da confusão generalizada provocada por Milena ao acordar os participantes, o que gerou o estopim para a agressão e a consequente expulsão de Sol Vega.
Entenda o que aconteceu, na visão da equipe de Sol Vega
Nesta manhã, Milena achou de bom tom bater na porta de todos os quartos para acordar as pessoas. Ela já havia feito isso com Jonas, e Sol tinha se posicionado contra essa atitude. Sol deixou claro que, se Milena podia fazer e ainda ser considerada “engraçada” por isso, ela faria para incomodar também.
Hoje, Sol acordou fragilizada após ter tido sua maior amiga e aliada eliminada (Sarah Andrade). Com isso, se viu no direito de devolver na mesma moeda e incomodar os outros brothers também (da mesma maneira que a Milena fez).
É claro que, como estamos vendo nessa edição, tudo é julgado com dois pesos e duas medidas: Milena “gera entretenimento” com esses atos, enquanto Sol é “descontrolada”.
Quando um participante fica quieto diante de provocações, ele é tido como “covarde” e dizem que fugiu do embate. Exatamente como justificaram a eliminação da Sarah ontem. Quando Sol vai para o embate, como tanto pedem, é atacada de forma cruel, inclusive com muitos comentários preconceituosos que não cabem fora do jogo nem dentro dele.
Sabemos que ela pode ter passado de alguns limites durante o que aconteceu hoje, mas definitivamente ela não merece ser julgada e rotulada da forma desproporcional como está sendo feita. Seguimos firmes conhecendo a essência da nossa Sol. Agradecemos a todos que a apoiam e enviam boas energias!
Edição de baixas: a lista de desclassificados cresce
O BBB 26 tem se tornado uma das edições mais atípicas da história do formato no Brasil devido ao alto número de saídas precoces. Sol Vega se junta a um grupo de participantes que deixaram o sonho do prêmio de R$ 5,5 milhões por vias não convencionais:
-
Henri Castelli: O ator de 48 anos deixou o programa após complicações de saúde (convulsão).
-
Pedro Henrique: O vendedor ambulante curitibano, de 26 anos, desistiu da prova após um episódio de importunação sexual contra Jordana. A produção informou que se não saísse espontaneamente, ele seria expulso.
-
Paulo Augusto: Conhecido como PA, o estudante de Medicina Veterinária goiano de 21 anos foi retirado por comportamento inadequado, após empurrar Jonas durante a prova do Big Fone – o episódio foi considerado agressão física pela produção.
Além das expulsões citadas e com as eliminações regulares de Sarah Andrade; da atriz e bailarina veterana Aline Campos, de 38 anos; do bancário e professor de boxe Matheus Moreira, 25, e do engenheiro e empresário Brígido Neto, 34, o jogo agora segue com apenas 17 integrantes e uma tensão latente. Assim como Milena, os eliminados Brígido e Matheus também passaram pela Casa de Vidro – gaúcho Matheus ainda enfrentou o ambiente hostil do Quarto Branco.













