As férias finalmente estão chegando, está tudo pronto para pegar a estrada ou ir para o aeroporto: mas se o pet não puder ir junto, o que fazer? Nesta época do ano, muitos tutores de animais de estimação se deparam com o dilema de onde deixar seus queridos pets. Entre familiares, amigos, vizinhos, amigos e hotéis especializados, a escolha do local ideal pode ser um verdadeiro desafio.
Muitos cães braquicefálicos possuem restrições para entrar em aviões, por risco à sua própria saúde pela dificuldade de respiração, como Buldogue, Pug, Shih Tzu e Lhasa Apso. Viagens longas de estrada também podem ser um problema para cães de porte maior, como Labrador, por questões de espaço e acomodações.
Nestes casos, muitas famílias procuram opções para deixar seus pets com segurança enquanto viajam. Tradicionalmente, deixar os pets com pessoas próximas pode ser uma opção conveniente e econômica. Ter alguém que possa ficar em sua casa, de confiança e, que possa tratá-lo com carinho e dedicação é fundamental. A rotina é mantida e o animal permanecerá no local em que se sente mais seguro.
Mas nem sempre isto é viável e é importante considerar os possíveis desafios que essa escolha pode trazer. Uma mudança no ambiente e na pessoa responsável pode causar desconforto ao pet. Deixar o pet sob os cuidados de quem não possui experiência pode acarretar problemas, como estresse do animal devido à mudança de rotina ou questões de saúde não tratadas adequadamente.
Um animal sociável pode ter nos hotéis para pets uma alternativa interessante, pois oferece a vantagem de poder interagir com outros animais. Hotéis especializados são projetados para manter a rotina e o bem-estar dos pets. Mas nem todo animal se adapta e os tutores têm muitas dúvidas.
Para quem está com viagem marcada e não quer deixar seu pet em um hotel de cachorro, onde o bichinho vai permanecer junto com outros animais ou em uma jaula durante a noite, a solução está nos cuidadores profissionais, pet sitter ou pet walker, que pode visitar sua casa e passear com o cão durante o período em que você estiver fora, preferencialmente duas vezes ao dia.
Encontrando o cuidador perfeito para o seu pet
De acordo com o site Pet Love, o serviço de pet sitter é ideal para quando o tutor precisa sair de casa e não quer deixar seu pet sozinho durante um determinado período de tempo. Muitos destes cuidadores abrem suas casas para receber cães, gatos e outros animais durante as férias da família, portanto, vale entrar em contato e combinar como será o serviço.
Uma conversa no Whatsapp pode ser a resposta para essa angústia dos tutores. É o que defende Anderson Nery, fundador do Robozin, primeiro assistente de serviços via WhatsApp no Brasil. Com uma simples mensagem é possível encontrar um pet sitter que pode cuidar do pet no espaço conhecido:
Além de estar mais seguro, o pet vai seguir com sua rotina de passeios, sua alimentação dentro da dieta que está acostumado, e dormindo em sua própria caminha, trazendo tranquilidade não apenas para o cão ou gato, mas para seus tutores enquanto viajam. Tudo isso é possível apenas com uma mensagem”.
Como encontrar pet sitter para viagens de férias?
O próprio WhatsApp encontra cuidadores de pets com o número do Robozin. A pessoa começa uma conversa, explica quando será sua viagem, qual o pet, e a Inteligência Artificial vai encontrar o cuidador que consiga atender a família durante a viagem.
Como a demanda é alta nas festas de fim de ano e férias, o ideal é procurar cuidadores profissionais para que o animal tenha suas necessidades físicas e psicológicas atendidas e já vá se acostumando desde já garantindo o bem-estar do cão ou gato na ausência do tutor”, recomenda.
Hotéis para pets: como escolher o local ideal
Especialistas analisa as melhores opções para o bem-estar dos animais
Para quem opta pelos hoteis pets, escolher um local com estrutura adequada e profissionais capacitados pode ser a melhor decisão para garantir uma estadia tranquila e segura.
A confiança é fundamental para escolher a pessoa ou o lugar certo, mas é importante lembrar que cada animal tem necessidades específicas e pode apresentar sinais até então não manifestados. A presença de profissionais capacitados pode ser determinante para prevenir situações de risco causadas pelo estresse”, alerta André Faim, co-fundador da Lobbo Hotels e da plataforma de gestão de equipe e treinamentos Trabalhe pra Cachorro,
Os hotéis para animais surgem como uma alternativa cada vez mais popular. Alguns desses lugares oferecem, além de uma hospedagem acolhedora, serviços de cuidado integrado, com banho, tosa e técnicas de reforço positivo. Ele destaca a importância de profissionais qualificados e infraestrutura adequada para garantir segurança e conforto
O objetivo desses ambientes, que possuem profissionais preparados, é proporcionar uma experiência positiva para os pets, minimizando o estresse e a sensação de estranhamento, além de promover o bem-estar desses animais”, explica o empresário no setor de pet wellness.
A escolha do local ideal depende de vários fatores, como o temperamento do animal, sua saúde e o tipo de serviço oferecido. Para Faim, alguns pontos devem ser considerados ao escolher um ambiente temporário para pets, como a infraestrutura do local, qualificação dos profissionais, atividades disponíveis e avaliações positivas de outros tutores.
É fundamental conhecer o local pessoalmente e conversar com os responsáveis pelo cuidado. Assim, é possível entender se possuem formação adequada ou experiência sólida no cuidado de pets. Além disso, é importante lembrar que, da mesma forma que uma viagem é programada, a estadia do seu pet fora da sua casa também deve ser”, recomenda o especialista.
É importante buscar a hospedagem com antecedência
Faim alerta que o pet que não frequenta espaços como day care e hotéis regularmente, precisa experienciar a nova rotina, além de se familiarizar com os outros cães e, principalmente, os cuidadores do local. “Busque a hospedagem do seu pet com antecedência. Dessa forma, é possível garantir uma estadia segura, saudável e divertida para ele”, salienta.
Além da hospedagem, muitos empreendimentos investem em tecnologia e inovação, proporcionando serviços como câmeras para monitoramento em tempo real, aplicativos para acompanhar a rotina do pet e ambientes adaptados para diferentes necessidades. “A tecnologia ajuda a garantir a segurança e o bem-estar dos animais, proporcionando uma maior tranquilidade aos tutores”, comenta Faim.
Quando tutores são apresentados a locais especializados e com profissionais capacitados, sentem-se mais seguros por saberem que estão proporcionando uma experiência positiva e tranquila para seus pets. A qualidade dos cuidados oferecidos deve ser sempre uma prioridade, promovendo o bem-estar dos pets e permitindo que os tutores desfrutem de suas férias com mais tranquilidade e segurança”, finaliza.
Com Assessorias
[…] Amigo, pet sitter ou hotel: com quem deixar o pet nas férias? […]