Férias escolares representam uma oportunidade de viajar para curtir e descansar, seja sozinho, bem acompanhado ou com a família inteira. No Brasil ou no exterior, dar uma pausa na rotina é fundamental para acalmar a mente, aliviar o estresse e viver novas experiências na companhia de familiares e amigos. Mas nem sempre tudo corre como planejamos ou esperamos.
Não me esqueço a vez em que um sanduíche estragado acabou com a minha viagem e das amigas que me acompanhavam em Arraial d´Ajuda, Porto Seguro. Passei muito mal na pousada e a volta para casa foi sofrível.
E você que está preparando as malas para aproveitar os últimos dias das férias de julho, já tomou os devidos cuidados para garantir a sua saúde e a de seus amigos e familiares? Antes de colocar o pé na estrada, confira dez cuidados com a saúde que você precisa ter na viagem de férias na opinião do cardiologista Otavio Gebara, diretor médico do Hospital Santa Paula.
1- Longas horas de viagem na mesma posição favorecem o surgimento de problemas circulatórios. Para evitar complicações, a cada duas horas faça uma pausa para caminhar por 5 minutos e melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Essa parada também permitirá respirar mais calmamente, melhorando a oxigenação cerebral e dos órgãos.
2 – Ingerir líquidos como água ou suco durante a viagem melhora a circulação sanguínea e reduz o sono. A ingestão de alimentos leves também é importante porque dirigir consome energia, principalmente cerebral.
3 – Se for dirigir, evite comer muito e pilotar logo em seguida, pois aumenta a chance de sentir sono no percurso.
4 – No avião, algumas pessoas sentem dor no ouvido devido à pressurização da aeronave e ao ar mais rarefeito. O soro fisiológico e o descongestionante nasal podem ser aliados no combate ao problema, basta aplicá-los antes do embarque.
5 – Viagens de carro, ônibus e navio podem causar enjoo em algumas pessoas. Faça uma refeição leve antes de embarcar. Evite refrigerantes, comidas gordurosas e excessivamente temperadas. Se recomendado pelo seu médico, pode ser feito o uso de medicamentos antieméticos, que atuam aliviando as náuseas.
6 – Garanta que está levando medicação suficiente para todo o período de férias. No transporte, os remédios devem ser carregados na bagagem de mão.
7 – Os viajantes que irão enfrentar uma mudança brusca de fuso horário podem fazer uma adaptação gradativa de três a quatro dias antes da viagem para evitar o efeito jet lag responsável por cansaço e sonolência excessivos, insônia, irritabilidade, fome incompatível, dor de cabeça e mal-estar.
8 – Estar informado sobre as doenças locais é outro fator importante para manter a saúde após o desembarque. O viajante deve estar com a carteira de vacinação em dia e, em alguns casos, optar também pelo uso de repelentes.
9 – Faça uso de chapéu, protetor solar e óculos escuros, principalmente entre 10h e 16h. O filtro solar deve ser usado diariamente, em todas as estações do ano. É importante que o produto proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. O produto deve ser espalhado de maneira uniforme de 15 a 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas em atividades de lazer ao ar livre (e depois de cada mergulho ou suor excessivo) para obter a proteção adequada.
10 – Ter diarreia na viagem de férias é algo mais comum do que se imagina, especialmente em outros países. A grande inimiga é a água da torneira, que pode possuir bactérias desconhecidas. Por essa razão, priorize o consumo de água filtrada ou com gás, que possui uma propriedade capaz reduzir o pH (grau de acidez) do estômago e eliminar as bactérias presentes no sistema gastrointestinal. Não esqueça que o cuidado deve ser estendido ao escovar os dentes e cozinhar.
Para mais informações, o Ministério da Saúde tem uma página dedicada à saúde do viajante no link http://portalms.saude.gov.br/