As temperaturas elevadas durante o verão costumam gerar um cansaço maior durante o treino, sem contar a preguiça para iniciar os exercícios. Mas essas sensações não podem ser desculpas para não se exercitar: o negócio é se hidratar e começar a malhar. A professora da Bio Ritmo Monique Bernardo Oliveira listou dicas importantes para você continuar praticando atividade física com a mesma saúde e disposição de sempre neste verão. “Seja mais forte que o seu cansaço, preguiça, ou qualquer outro fator que te impeça de buscar uma vida mais saudável, você é o seu maior desafio”, incentiva.
1. Beba muita água. Por meio do suor perdemos muita água e sais minerais, por isso é importante deixar o seu corpo sempre hidratado. Não espere sentir sede, ande sempre com uma garrafinha cheia.
2. Se optar por exercícios ao ar livre, procure treinar na sombra, evitando a desidratação, dores de cabeça, enjoos e mal-estar, sintomas que as altas temperaturas podem causar. Vale sempre ressaltar a importância do filtro solar, mesmo na sombra.
3. Vista roupas leves e confortáveis, que deixam o corpo “respirar“. Não use peças apertadas, isso pode prejudicar a sua disposição e o seu treino no verão.
4. Vale a pena escolher exercícios físicos na piscina e na praia, como natação, surf, polo aquático, hidroginástica, stand up paddle, water line, entre outros. Aproveite essa estação do ano para conhecer outras modalidades das quais você está acostumado e dê oportunidade ao novo.
5. Converse com seu professor para te prescrever treinos curtos, com duração de 20 a 30 minutos, mas que tenham a mesma eficácia de um mais longo, sempre de acordo com a sua individualidade biológica e objetivo.
6. Escolha treinar em horários matinais ou noturnos, quando a temperatura corporal não está tão alta. E procure lugares arejados ou com ar condicionado, isso vai ajudar a manter a sua disposição nos treinos.
7. Monte sua play list favorita e contribua para manter seu corpo energizado e disposto durante a atividade física. Garanto que os minutos passarão mais rápidos. É só importante manter a concentração na realização dos exercícios, evitando possíveis lesões.
Treino funcional
O treino funcional é muito conhecido e praticado há bastante tempo pelas pessoas que frequentam academias e parques. Mas você sabia que ele promove uma série de benefícios ao corpo? Em um treino rápido e dinâmico, o praticante é estimulado de diferentes formas, gerando queima calórica, resistência muscular e um corpo mais inteligente. Além de ser composto por exercícios capazes de serem praticados por qualquer pessoa, independentemente da idade, sempre que respeitada a individualidade de cada um.
De acordo com a professora da Bio Ritmo, Monique Bernardo Oliveira, essa modalidade é uma das mais completas que existem. “No treino funcional são desenvolvidas diversas capacidades físicas, por exemplo, força, resistência, potência, equilíbrio, coordenação e agilidade. O aluno que pratica o funcional será impactado com resultados positivos ao corpo, em um único treinamento”, explica Monique.
A técnica do exercício é prioridade nesse tipo de treino. “O praticante passa a ter uma consciência corporal mais clara, tornando seu corpo mais ágil, forte, coordenado, condicionado, equilibrado e preparado para o dia a dia”, comenta a professora da Bio Ritmo. Além disso, o funcional é uma ótima opção para quem busca aliar eficiência e rapidez, devido ao pouco tempo que tem durante o dia para dedicar-se à atividade física. Em até 45 minutos, é possível praticar exercícios dinâmicos, que promovem resultado efetivo ao corpo, quando bem executados.
A professora Monique recomenda uma frequência de 3 a 4 vezes por semana, sempre com orientação de um profissional de educação física, e aliado a uma dieta sugerida por um nutricionista. A academia Bio Ritmo oferece o Squad Functional Area, baseado na metodologia funcional, que é uma combinação de musculação e atividade aeróbica e resulta em um moderno treino funcional que queima cerca de 400 calorias dentro de 45 minutos. No Squad o aluno executa diferentes exercícios com corda naval, escada de agilidade, caixa para salto, TRX, entre inúmeros outros acessórios e exercícios.
Fonte: BioRitmo