Nesta temporada de fim de ano, é comum observar empresas engajando seus funcionários em campanhas de arrecadação de presentes para o Natal de crianças em situação de vulnerabilidade. Mas, ao longo do ano inteiro, muitas iniciativas de voluntariado são viabilizadas por meio das empresas, que se unem a organizações para apoiar causas diversas, seja por meio de contribuições financeiras ou do tempo e talento dos colaboradores.
O Dia Internacional do Voluntário, lembrado em 5 de dezembro, é um lembrete essencial do poder da ação coletiva e do impacto positivo que empresas e colaboradores podem gerar quando se unem em prol de causas sociais significativas. É o caso do Grupo Reckitt, que faz 100 anos no Brasil este ano e detém marcas conhecidas como Veja, Vanish, Sustagen, Bom Ar e Luftal.
Através do seu Comitê Engaja, a empresa estabeleceu o objetivo de arrecadar R$32 mil em doações para a ONG Turma da Touca, uma organização sem fins lucrativos que atende mais de 1000 crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo. A arrecadação também está aberta ao público, pelo site
“Iniciativas com o setor privado são fundamentais para a continuidade do nosso trabalho. Essa é uma época especial para as crianças. O apoio do Grupo Reckitt nos permite ampliar nosso alcance e proporcionar um impacto positivo ainda maior na vida delas”, diz Helena Costa Brito, representante da Turma da Touca.
Essa não é a única frente voltada para o voluntariado do Grupo Reckitt. A multinacional britânica também mantém o projeto “Give Time”, um programa interno global que oferece aos colaboradores dois dias por ano para atuarem como voluntários em causas sociais. A meta ambiciosa até 2025 é contribuir com 100 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário mundialmente. Em 2023, foram somadas 650 horas em atividades dedicadas a comunidades e ao meio ambiente, somente no Brasil.
Ao envolver os colaboradores em ações solidárias, a representante do Comitê Engaja do Grupo Reckitt destaca diversos benefícios: “Percebemos o quanto se envolver em projetos voluntários melhora o clima organizacional, fortalece laços entre os colaboradores e contribui para a estratégia de impacto e investimento social privado corporativo”, observa Jady Silva.
“Ao adotar iniciativas de voluntariado, as empresas não apenas beneficiam comunidades carentes, mas também fortalecem sua cultura corporativa, promovendo um sentido de propósito e responsabilidade social entre seus colaboradores”, finaliza Jady.
Empresa estimula voluntários para construção de moradias emergenciais
Na Air Liquide, empresa de gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, o voluntariado é incentivado no decorrer de todo o ano, por meio da participação de seus colaboradores em iniciativas que impactam a comunidade de diferentes formas. As ações de voluntariado na companhia são coordenadas pelo Comitê de Responsabilidade Social, do qual participam os próprios funcionários. Em 2023, até o momento, foram realizadas mais de 900 horas dedicadas ao voluntariado, 19 iniciativas, que mobilizaram cerca de 183 voluntários e impactaram um público estimado em 2000 pessoas.
Em abril, por exemplo, 40 voluntários participaram de uma ação solidária de Páscoa realizada em parceria com a ONG Arca, localizada na comunidade da Vila Prudente, bairro da zona leste da cidade de São Paulo (SP). Funcionários se revezaram ao longo do dia em atividades recreativas especialmente preparadas para 130 crianças atendidas pela instituição, além da realização de um café da manhã/tarde e doação de ovos de Páscoa. Em junho, os colaboradores se mobilizaram para uma campanha de doação de sangue, na qual participaram 83 pessoas doando o correspondente a salvar 332 vidas.
A construção de moradias emergenciais foi outra ação que mobilizou voluntários da Air Liquide em 2023. Realizada na Comunidade Terra Prometida, na região do Capão Redondo, também na capital paulista, a atividade foi coordenada pela ONG TETO e teve como finalidade proporcionar melhores condições de residência a famílias em situação de hipervulnerabilidade social, ou seja, que vivem em habitações sem uma infraestrutura mínima, com paredes feitas de lona e outros materiais não duráveis, sem banheiro e sem segurança.
O mutirão ocorreu em julho e foi realizado ao longo de três finais de semana, cada um contando com a participação de aproximadamente 10 voluntários da Air Liquide, que estiveram presentes desde a etapa de fundação até o acabamento das moradias provisórias.
O cuidado com o meio ambiente também esteve no foco das ações de voluntariado da Air Liquide em 2023. Em setembro, o Comitê de Sustentabilidade promoveu uma atividade de limpeza realizada na Praia do Embaré, em Santos (SP), em parceria com o Instituto EcoFaxina.
A iniciativa teve como objetivo evidenciar o impacto ambiental do descarte indevido de resíduos ao longo de aproximadamente 700 metros de faixa de areia. Em quatro horas de trabalho voluntário, foram recolhidos mais de 12 mil itens que, pesados, totalizaram 11,7 kg, sendo a maioria plásticos, que somaram mais de 7 kg do total de materiais coletados.
Mais Boas Ações
3 mil brinquedos arrecadados em campanha no interior paulista
Como parte de seu compromisso social, a Lwart Soluções Ambientais, por meio do Programa de Voluntariado “Sou Bem”, promoveu o projeto Natal Cidadão 2023. Nesta ação, os colaboradores da empresa presentearam com novos brinquedos crianças de 19 creches e 8 instituições sociais de Lençóis Paulista e Macatuba. A entrega dos 3 mil brinquedos aconteceu entre 28 de novembro e 5 de dezembro.
Além dos brinquedos para as crianças, foram doados materiais de suporte para adolescentes, considerando a necessidade de troca anual de materiais escolares, como mochilas por exemplo. A ação do Natal Cidadão contou com a participação de 63 voluntários do Programa de Voluntariado Sou Bem, foram realizadas reuniões com as equipes gestoras da Educação Infantil e de Projetos Sociais desenvolvidos em Lençóis Paulista e Macatuba, com consulta e indicação de brinquedos adequados por faixa-etária.
Dia D da campanha de Natal Solidário do Cartão de Todos
Realizada anualmente desde 2015, a campanha de Natal Solidário do Cartão de Todos já arrecadou mais de 300 mil brinquedos, os quais foram distribuídos a crianças em situação de vulnerabilidade atendidas por dezenas de instituições espalhadas pelo Brasil.
Neste ano, a campanha, realizada entre os dias 16 de outubro e 8 de dezembro de 2023, conta com pontos de coleta de doações presentes em mais de 800 unidades que fazem parte do Grupo, entre elas, a sede da GT7, na cidade de São Paulo-SP, que integra a TODOS Empreendimentos.
Os brinquedos arrecadados pelo Natal Solidário serão distribuídos no Dia D da campanha, realizado no sábado, 12 de dezembro, quando voluntários das unidades do Grupo irão até instituições de apoio ao cuidado infantil — como orfanatos e ONGs — para realizar a distribuição.
Shoppings do Rio oferecem sessão social em cinema e Papai Noel para autistas
Os shoppings da Ancar Ivanhoe no Rio de Janeiro – Boulevard, Madureira Shopping, Nova América e Shopping Nova Iguaçu -, em parceria com a rede Kinoplex, realizam neste sábado (9) a Sessão Social. Os clientes que doarem quatro quilos de alimentos não perecíveis ganharão um par de ingressos para a sessão das 10h30 do filme Wonka.
As vagas são limitadas e para participar, o cliente deverá resgatar o cupom de participação no aplicativo do empreendimento, disponível para download nas versões Android e IOS. Em seguida, a troca deverá ser feita na bilheteira do Kinoplex. Toda arrecadação será destinada para a campanha Natal sem Fome.
Já o Shopping Nova Iguaçu vai oferecer um momento exclusivo com o Papai Noel para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A decoração de Natal vai abrir mais cedo para a Sessão Azul, que será realizada no domingo, dia 10 de dezembro, das 12h às 13h. Além da presença do bom velhinho, os participantes poderão curtir toda a magia do Natal com tranquilidade e aproveitar os brinquedos interativos contidos no espaço.
Para participar, é preciso se inscrever por meio do WhatsApp da assistente virtual Ana, através do número (21) 3812-1921, ou no aplicativo do Shopping Nova Iguaçu, resgatando o cupom na aba Eventos. O aplicativo do Shopping Nova Iguaçu está disponível para download nas versões Android e IOS. As vagas são limitadas e é necessário validar a participação com a promotoria no dia e local do evento.
Eu Sou do Bem: campanha solidária na Babilônia Feira Hype
A tradicional Babilônia Feira Hype, no Rio de Janeiro, se despede de 2023 com uma edição especial com 200 expositores. Nos dias 9 e 10 de dezembro realiza no Parque das Figueira o último encontro do ano e também o mais aguardado, o Natal Hype. Além da programação variada e compras criativas, o público tem a oportunidade de aproveitar o final de semana para colaborar com a Campanha Solidária Eu Sou do Bem, em benefício do Pró Criança Cardíaca.
O projeto social fundado pela cardiologista Rosa Celia há 26 anos já impactou mais de 150 mil pessoas e atendeu a mais de 15 mil crianças. Na tenda do evento, a instituição mostra seu trabalho e recebe doações via pix ou transferência bancária. Em parceria com a Associação Quatro Patinhas, a cada edição a BFH oferece ao público a oportunidade de adotar animais domésticos carentes que buscam um novo lar.
Palavra de Especialista
O papel fundamental do voluntariado empresarial na era ESG
Por Priscilla de Arruda Camargo*
Quando discutimos a importância dos princípios ESG, estamos, sem dúvida, abordando fatores ambientais, sociais e de governança que têm impacto na saúde financeira e no desempenho de uma empresa. Esses fatores estão se tornando cada vez mais cruciais para os investidores, que consideram cuidadosamente onde alocar seus recursos, e também para atrair investimentos adicionais.
Os stakeholders, especialmente os investidores, estão demonstrando um interesse crescente em como as empresas abordam os riscos associados a questões ambientais, como as mudanças climáticas, bem como os impactos sociais, como a diversidade e inclusão, juntamente às práticas sólidas de governança corporativa. Essa tendência reflete o reconhecimento crescente de que esses elementos têm a capacidade de influenciar a capacidade de uma empresa de gerar retornos financeiros sustentáveis no longo prazo.
No contexto do marketing institucional, as missões e valores de uma empresa são, frequentemente, comunicados ao público. No entanto, quando uma empresa se envolve em ações voluntárias junto a ONGs reconhecidas, seu compromisso com o bem social é solidificado. As ações de Voluntariado Empresarial (VE) contribuem na tangibilização desses valores.
O Voluntariado Empresarial representa uma maneira excelente para as empresas demonstrarem seu compromisso com causas sociais, enquanto também colhem os benefícios do engajamento e do desenvolvimento de seus funcionários, além de contribuir em reputação. Quando as equipes têm a oportunidade de participar de atividades em programas de Voluntariado Empresarial, muitas vezes experimentam um maior senso de propósito e conexão com a empresa.
De acordo com o último censo conduzido pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), 100% das organizações participantes têm programas de voluntariado alinhados com seus negócios. O relatório revela que 70% dessas instituições afirmam que seus voluntários dedicam até 12 horas por ano a atividades de voluntariado, e que, em média, cada empresa investe cerca de R$ 1,3 milhão em programas dessa natureza.
Uma organização que promove e se envolve ativamente em ações voluntárias demonstra que sua missão não se limita apenas a buscar lucro. Ela se compromete a fazer uma diferença real no mundo, envolvendo seus colaboradores em projetos com potencial para transformar a sociedade. Essa estratégia cria um sentimento de pertencimento, transformando os colaboradores em verdadeiros embaixadores da marca.
Além disso, o Voluntariado Empresarial também pode ser uma forma eficaz de engajamento com a comunidade. A participação em eventos comunitários oferece às empresas a oportunidade de se conectar diretamente com seu entorno, compreender suas necessidades e preocupações e contribuir de maneira significativa para melhorar a região.
Atualmente, muitas empresas adotam a estratégia de “storytelling” e as ações de Voluntariado Empresarial servem como relatos genuínos do impacto positivo que uma empresa pode ter na comunidade. Essas histórias autênticas não apenas fortalecem a marca, mas também a tornam atraente para talentos em potencial que buscam envolver-se em atividades com propósito.
Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com Responsabilidade Social Corporativa (RSC), o Voluntariado Empresarial e outras iniciativas no “S” do ESG, desempenham um papel vital. Elas demonstram que uma empresa não está fazendo está interessada somente em buscar lucros, mas também em fazer a diferença fora de seus limites corporativos. Essa combinação de lucratividade e responsabilidade social é, precisamente, o que investidores e consumidores estão procurando.
*Gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do Instituto Jô Clemente (IJC), é também embaixadora de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira dos Profissionais de RH (ABPRH). Desde 2014, Priscilla é voluntária do Projeto Social Arrastão, no qual ministra aulas de temas relevantes relacionados com mercado digital e suas oportunidades para geração de renda e também no 3º setor fez a gestão de mais de 1,5 mil voluntários por vários anos trazendo inovação e receita para as ONGs, gerando valor para o mercado privado por meio da implementação de ações de Voluntariado Empresarial (VE).
Com assessorias