Enquanto o Governo do Estado do Rio de Janeiro prepara o aplicativo Rede Escola, que irá conectar os profissionais de ensino à polícia de forma mais rápida e segura, a Prefeitura do Rio sai na frente e lança o aplicativo chamado Escola Segura. O app é concedido a equipes escolares e faz com que os mesmos consigam registrar um alerta de operações policiais e até mesmo ameaças de ataques na unidade.

“O aplicativo Escola Segura vem com o objetivo de apoiar nossas unidades escolares e dar celeridade na tomada de decisão, promovendo a paz nas nossas escolas”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, durante o evento de lançamento do aplicativo na Escola de Formação de Professores Paulo Freire, no Centro, nesta segunda-feira (24/04).

A criação do aplicativo tem o objetivo de facilitar a comunicação entre as escolas e as autoridades policiais. Os dados que são informados pelos gestores no aplicativo geram um alerta em dez segundos, em caso de emergência, para que seja feita a abordagem correta. Dentro do app, é possível dizer qual tipo de violência que a escola está sendo vítima, operações como: furto, vandalismo, brigas entre estudantes, acidentes, chuvas, ataques com armas brancas, armas de fogo e até mesmo ameaça de bombas.

A Secretaria de Educação fará dessa semana um período de adaptação, treinamento e também de cadastro das redes escolares. O intuito de acompanhar e monitorar as instituições por meio desse aplicativo, faz com que a escola volte a ser um ambiente de acolhimento, educação e respeito.

“Essa é uma iniciativa muito boa. Podemos acionar vários órgãos diferentes, que vão saber naquele momento o que está acontecendo. Gostaria de lembrar que o aplicativo não substitui o 190, mas é uma ação muito importante para a segurança dos nossos alunos. Nos sentimos mais seguros com o lançamento desse aplicativo”, disse Thiago da Silva Bello, diretor da Escola Municipal Holanda, no Jardim Carioca, na Ilha do Governador.

Cartilha Segurança nas Escolas do Ceará

O Governo do Ceará lançou, por meio das secretarias da Segurança Pública e Defesa Social e da Educação, a cartilha de orientações para a prevenção e combate da violência dentro do ambiente escolar. No documento, estão presentes orientações como: o aumento de controle ao acesso nas escolas; em caso de suspeita sobre planejamento de ato violento, fica recomendado ligar para contato 181 ou encaminhar prints para o WhatsApp (85) 3103-0181 — contato criado para diretamente para esse tipo de denúncia; verificar a veracidade das informações recebidas, entre outras orientações.

Fonte: Prefeitura do Rio

leia mais

Justiça no Rio se mobiliza para combater ataques às escolas
Polêmica: escola no Rio decide instalar detectores de metal
Para proteger alunos, escola no Rio instala até arame farpado
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *