hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, trata-se do aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9. Segundo dados do Hospital do Coração (HCor), a HA já atinge 35% da população brasileira, além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país.

O médico André Lima, diretor da Neurovida, no Rio de Janeiro, alerta que a doença crônica é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares e pode estar relacionada a 80% dos casos de Acidente Vascular Cerebral. “Os riscos de uma pressão descontrolada são muitos e um dos mais graves é o  que pode ser tanto hemorrágico como um isquêmico. Isso ocorre, pois, a pressão alta provoca um aumento do fluxo sanguíneo e como as artérias do cérebro não conseguem se dilatar, há um rompimento ou entupimento das veias”, explica.

Os dados relacionados ao Acidente Vascular Cerebral continuam assustando. No mundo 16 a 17 milhões de pessoas sofrem um AVC anualmente, e desses, 6 milhões não sobrevivem. Segundo o Ministério da Saúde é a enfermidade que mais mata no Brasil, com mais de 100 mil vítimas fatais por ano. Especialistas apontam que nove em cada dez casos estão relacionados com fatores de risco que podem ser prevenidos, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo.

Como identificar as possíveis causas?

Por se tratar de uma doença que é geralmente silenciosa, torna-se mais difícil perceber os sintomas da Hipertensão Arterial, que incluem tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Diante disso, é fundamental desenvolver o costume de medir a pressão arterial de forma regular.

É possível ser diagnosticado com pressão alta em qualquer fase da vida. Na grande maioria dos casos, a doença não tem cura, mas pode ser controlada, seguindo o tratamento adequado de um médico cardiologista. O uso de remédios não é obrigatório, contudo, a adoção de hábitos saudáveis é essencial para a garantia de uma melhor qualidade de vida.

O diretor médico da NeomedDiandro Mota, doutor em cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP), traz dicas de como identificar as possíveis causas e destaca os principais cuidados para evitar a hipertensão arterial:

– A hipertensão hereditária, ou seja, que tem a característica de ser familiar, responde pela maioria dos casos de hipertensão. No entanto, entre 10 e 20% dos casos existem causas específicas para a elevação da pressão, que quando adequadamente investigadas e tratadas, podem resultar em cura.

– Sempre que nos deparamos com casos de hipertensão antes dos 30 ou após os 50 anos de idade, é muito importante a investigação de causas de hipertensão secundária.

– Entre as possíveis causas mais frequentemente associadas à hipertensão, podemos citar a obesidade, distúrbios do sono, alterações da tireoide e uso de medicamentos (como anticoncepcionais e corticoides).

– Os principais cuidados para evitar a hipertensão estão intimamente ligados ao estilo de vida, sendo considerados protetores a prática de exercícios físicos regularmente, bom padrão alimentar (caracterizado por limitação de alimentos ricos em sódio e ultraprocessados, priorizando alimentos ricos em potássio e magnésio), cuidados com a saúde mental (manejo do estresse e ansiedade) e controle de hábitos e vícios (como etilismo e tabagismo).

Agenda Positiva

Clínica no Rio promove ações de conscientização

Diante da gravidade da doença e número de brasileiros impactados, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial passou a ser celebrado no dia 26 de abril e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença.

A ideia de realizar campanhas de prevenção surgiu da necessidade de chamar atenção da população para a prevenção, evitando que as pessoas só procurem um médico quando já estão doentes. “Precisamos chamar atenção para a prevenção, realizando campanhas sobre o assunto. Se tivermos conhecimento de alguma doença no estágio inicial, o tratamento é menos complexo, com menor custo e as chances de cura são maiores”, explica o diretor da Neurovida.

Nos dias 25  e 26 de abril, a Clínica Neurovida estará promovendo manhãs de conscientização para os cuidados com a saúde do coração. Quem comparecer à unidade do Recreio até 12h poderá aferir sua pressão arterial, verificar peso, altura e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), além de receber panfletos com dicas de alimentação, controle do diabetes, entre outros assuntos. A unidade do Recreio fica na Av. Lúcio Costa, 17.970 – Loja E, em frente ao Posto 12.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *