Duas importantes ações acontecem esta semana na cidade do Rio de Janeiro para ajudar a manter os estoques do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), o principal banco de sangue que abastece cerca de 200 hospitais e unidades de saúde do estado. 

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) promoverá, nesta quarta-feira (23), uma campanha de doação de sangue em sua sede, em Botafogo, na Zona Sul.  A ação é voltada para médicos, estudantes de medicina e toda a população. Para evitar a demora ou aglomerações, os interessados devem realizar um agendamento pelo site do Cremerj – ver aqui.

Desde 2021, esta é a terceira campanha de doação de sangue que o Cremerj realiza, em sua sede, em parceria com o Hemorio. As duas primeiras ações contaram com a participação de quase 200 pessoas e foram responsáveis por coletar 157 bolsas de sangue. As doações podem ser feitas no auditório Júlio Sanderson, Praia de Botafogo 228, das 10h às 16h. 

Trote solidário em universidade na zona oeste

Já na Zona Oeste da cidade, a universidade Estácio promove uma ação voltada para médicos, acadêmicos de medicina e toda a população no campi Barra World (Recreio dos Bandeirantes), nesta quinta-feira e sexta-feira (24 e 25). No dia 29, é a vez do campi Tom Jobim (Barra da Tijuca). Por meio do “Trote Solidário”, estudantes, colaboradores administrativos, docentes e o público externo poderão doar sangue durante a iniciativa, voltada aos calouros do segundo semestre letivo 2023.

A ação da Estácio, com o lema ‘Seja um herói, contribua para salvar vidas!’, acontece quinta e sexta (24 e 25), das 10h às 15h, no campus Recreio, localizado na Av. Alfredo Balthazar da Silveira, 580, no 3º andar do Shopping Barra World, e, no dia 29 de agosto, terça-feira, das 10h às 15h, no campus Tom Jobim – que fica na Av. das Américas, 4.200 – no Centro Empresarial Barra Shopping. A iniciativa pretende incentivar a doação de sangue por moradores da Zona Oeste para aumentar e fortalecer o número de doadores na região.

Como doar para o Hemorio e para o Serum

A população em geral também pode procurar diretamente o Hemorio, que funciona todos os dias de semana, das 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados, na Rua Frei Caneca 8, Centro do Rio. Para mais informações, Disque-sangue – 0800-282-0708.

Outra opção é doar sangue também para o GSH Banco de Sangue Serum, que atende a mais de 100 hospitais públicos e privados do Rio de Janeiro, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.

As duas unidades do Serum abrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, em dois endereços: Av. Marechal Floriano 99, Centro, e no Casa Shopping – Barra. A instituição disponibiliza transporte para grupo de doadores.

Doação de sangue é um procedimento simples, rápido e não dói

Sala de coleta do Banco de Sangue Serum unidade Barra (Foto: Divulgação

Há alguns mitos em torno da doação de sangue, entre eles dúvidas sobre o procedimento, como por exemplo: se é doloroso ou se doar faz com que o sangue afine ou engrosse. Segundo o GSH Banco de Sangue Serum, para essas duas indagações a resposta é não, ou seja, o sangue da pessoa doadora permanece igual e é reposto em 24 horas. Além disso, o processo é rápido, cerca de 40 minutos, e não dói, a pessoa sente apenas uma leve picada. Após a doação, a pessoa está apta a voltar para suas atividades normais.

“É importante esclarecer esses aspectos, porque ainda existem muitas incertezas e, até mesmo, tabu sobre a doação de sangue. Prova disso é a quantidade baixa do número de pessoas doadoras no Brasil, cerca de apenas 1,4% da população (o equivalente a 14 pessoas a cada mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde). Nossa equipe de profissionais está sempre pronta a esclarecer as dúvidas e incentivar que mais pessoas se tornem doadoras”, afirma Mário Sampaio, profissional de captação do banco de sangue.

Segundo o profissional, dúvidas muito frequentes são referentes a quem pode doar sangue e em quais condições. “É necessário ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). É importante que o doador esteja em boas condições de saúde e pese a partir de 50 kg”, esclarece Mário, ressaltando que há ainda outros pré-requisitos a serem considerados.

De acordo com a instituição, além do número baixo de doadores no país, a demanda por bolsas de sangue é muito alta, considerando que 1 a cada dez pessoas enfermas internadas necessitam de transfusões, são pacientes que sofreram queimaduras, acidentes de trânsito, em tratamento de câncer, entre outros. “É uma conta que quase não fecha, por isso, estamos sempre em alerta convocando e sensibilizando a população sobre a necessidade constante de doações de sangue, pois, as pessoas enfermas não podem esperar”, enfatiza Mário Sampaio.

Sala de coleta do Banco de Sangue Serum unidade Centro (Foto: Divulgação)

Derrubando alguns mitos sobre doação de sangue

  1. Quem doa sangue não corre risco de contaminação, pois o material é totalmente descartável;
  2. Não se deve estar em jejum para doar sangue;
  3. Doar sangue não vicia, não engorda e não emagrece;
  4. Quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre;
  • O intervalo mínimo entre as doações é 2 meses para homens, sendo no máximo 4 doações/ano;
  • Já para mulheres doadoras, o intervalo é de 3 meses, sendo no máximo 3 doações /ano.

O que é preciso para doar sangue?

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue tanto no Hemorio, quanto no Serum:

  • Ter entre 16 e 69 anosdesde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos;
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Para menores de 18 anos é necessária a apresentação da autorização – obtida no site www.hemorio.rj.gov.br – assinada pelo responsável legal;
  • No Banco Serum, menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas – não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
  • Mulheres doadoras não devem estar grávidas ou amamentando.

Nas unidades do Banco Serum, não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação). Candidatos que viajaram para fora do estado do Rio de Janeiro devem entrar em contato com o Banco de Sangue para verificar se há impedimento.

Mais informações:

Hemorio: Disque-sangue – 0800-282-0708

Banco Serum: Centro – (21) 3233-5950; Barra – (21) 3030-6761 / 6762 | WhatsApp: (21) 99695-7470 (atende às duas unidades)

Shares:

Posts Relacionados

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *