Sessão de cinema para combater estigma de transtornos mentais

Com a proposta de combater o estigma e promover um mundo melhor para o psiquiatra e para as pessoas com transtornos mentais e seus familiares, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) leva ao cinema renomados psiquiatras para debater sobre saúde mental ao final de sessões de filmes que abordam a psiquiatria. A iniciativa é fruto da parceria da entidade com o Grupo Estação Net e terá início neste sábado,  dia 26 de novembro, às 10h30, no Estação Net Gávea.

O projeto prevê uma sessão por mês. A de estreia será com o filme “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, de Woody Allen, e terá a participação de Antônio Geraldo da Silva, e dos psiquiatras membros da ABP, Fernando Portela e Eduardo Birman. No longa, Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira. Em pouco tempo, estão morando juntos e começam a viver crises conjugais.

“Estamos muito felizes com mais essa parceria. Falar sobre psiquiatria no âmbito cultural, especialmente no cinema, é mais uma forma de reduzirmos o estigma que paira sobre as psiquiatras e seus pacientes. Acreditamos que esse projeto irá ajudar muitas pessoas”, diz Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP. Os ingressos para a sessão poderão ser adquiridos por meio do ingresso.com ou diretamente na bilheteria do cinema por R$ 36 (inteira) e R$ 18 (meia).

Fonte: ABP