Roteiro de Boas Ações: Clínica da Alegria, Big Bem, Dia da Beleza e Favela Mundo

Festa da Clínica da Alegria na creche do Morro do Bumba em Niterói: ONG volta ao local este mês (Foto: Divulgação)

Festa da Clínica da Alegria na creche do Morro do Bumba em Niterói: ONG volta ao local este mês (Foto: Divulgação)

O roteiro de Boas Ações da semana destaca a ação da Clínica da Alegria no mês dos idosos e das crianças e o projeto Plateias Hospitalares, além de iniciativas realizadas para ajudar a Obra do Berço e também jovens atletas do Complexo da Maré e moradores da Rocinha. Dá só uma conferida e veja como ajudar!

Clínica da Alegria

A ONG Clínica da Alegria, criada há 15 anos por uma família de voluntários de Niterói, está com visitas programadas neste mês de outubro, em homenagem ao Dia do Idoso (1/10) e ao Dia da Criança (12/10). No dia 25, visita as crianças com câncer internadas no Hospital dos Servidores, no Rio. No dia 17, estará na Creche do Morro do Bumba, em Niterói, e no dia 28 no Asilo El Shaday, em São Gonçalo. Fátima Magalhães, presidente da Clínica, pede doações para presentear os idosos e crianças assistidos nesta ação. Mais informações em clinicadaalegria@gmail.com e no telefone (21) 99733-8718. Saiba mais sobre a Clínica da Alegria no Facebook.

Plateias Hospitalares

O Projeto Plateias Hospitalares, uma parceria do Doutores da Alegria com as secretarias de Saúde do Estado e do Município do Rio, comemora o Dia das Crianças com três apresentações a partir de segunda-feira (9). Na segunda, às 14h, estará no Hospital Municipal da Piedade, na Piedade, com a Companhia de Teatro Íntimo fazendo a intervenção cênica “Poesia ao Pé do Ouvido”. Na terça (10), às 14h, o Núcleo Artístico Gema com o espetáculo “Kê Gracinha” visita o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias . E na quarta (11), às 14h, é a vez do Hospital Estadual Alberto Torres, de São Gonçalo, receber a Conexão do Bem com o “Cortejo Conexão”. Desde sua implantação, em 2009, o Plateias promove mensalmente apresentações artísticas em hospitais públicos.  Já foram realizadas mais de 500 apresentações, envolvendo 300 artistas e um público de cerca de 70 mil.

“Big Bem” de Dia das Crianças

A Cultura Inglesa do Jardim Botânico recebe doações de brinquedos novos até 10 de outubro na secretaria da unidade. Toda a doação será encaminhada para a Obra do Berço, instituição de assistência social localizada na Lagoa, que atende crianças de seis meses a seis anos de idade em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou de risco social, por meio de programa socioeducativo. Estudantes da escola de inglês estão engajados na campanha e, quem desejar contribuir também, pode levar doações para a Rua Jardim Botânico, 667.

Dia da Beleza na Rocinha

Depois de dez semanas de aulas de maquiagem social e artística, decoração de unhas, turbantes e tranças afro, mais de 200 jovens e adultos de comunidades vão pôr em prática, durante a Feira Favela Solidária, na Rocinha, o que aprenderam nas oficinas profissionalizantes do Projeto A Arte Gerando Renda. Todos os serviços oferecidos serão gratuitos. Haverá também a venda de artesanatos e máscaras de carnaval, com produtos a partir de R$ 5. Lamsa e MetrôRio patrocinam a ação, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com apoio do Instituto Invepar. O evento acontece nesta terça-feira (10), a partir das 10h, na Rocinha: Av. Niemeyer 776, 8º andar – CRAS Rinaldo de Lamare.

Aniversário da ONG Favela Mundo na Cidade de Deus

A ONG Favela Mundo realizará um grande festa em comemoração ao aniversário de sete anos do Projeto na Zona Oeste do Rio de Janeiro.  Nesta segunda-feira,  dia 16 de outubro, jovens da ONG vão fazer apresentações de dança e de brincadeiras preparadas pelos professores, além da distribuição de bolos temáticos, refrigerantes e lanches. Mais de 600 pessoas atendidas pelo projeto vão participar do evento. A ONG conta com o patrocínio da Lamsa, MetrôRio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.

Projeto Cantores do Bem para o Solar Meninos de Luz

O projeto Cantores do Bem, idealizado por Andréa Natal, diretora Geral do Belmond Copacabana Palace, chega a sua terceira edição no dia 21 de outubro (sábado). Um jantar beneficente será realizado nos Salões Copacabana  a partir das 20h, com apresentação musical de um grupo de cantores amadores amigos do espaço. Em um clima descontraído, o evento tem por objetivo arrecadar fundos para o Solar Meninos de Luz, que promove educação formal e complementar em regime integral, cultura, esportes e cuidados básicos de saúde nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, transformando completamente a vida de crianças e adolescentes. A noite especial terá buffet assinado pelo chef de banquetes do hotel, Luiz Guilherme Cyrino. Após o jantar, haverá show dos Cantores do Bem e apresentação do DJ Papagaio.

 

Pedal Solidário na Barra

A Barra da Tijuca recebe neste sábado (7) um pedal solidário em benefício do projeto Destemidas, da organização internacional Luta pela Paz. A iniciativa promove o potencial de 30 jovens atletas de boxe e artes marciais do Complexo da Maré. Para isso,  usa o esporte de corrida como estratégia de desenvolvimento pessoal e empoderamento de mulheres.  O objetivo é trabalhar questões de gênero, saúde e bem estar, além de prepará-las para suas primeiras meias maratonas ou maratonas até agosto de 2018. O pedal solidário foi criado por Walter Tuche, que aliou uma atividade regular de sua assessoria esportiva com a vontade de ajudar.  Após a atividade de ciclismo, haverá um café da manhã na loja Renato Estrella, onde todos os alunos poderão conhecer mais sobre a organização, o projeto e as alunas do Destemidas.