Rio ganha centro de radiocirurgia inédito no país

Equipamento para radiocirurgia sem cortes no Instituto Estadual do Cérebro é o primeiro do SUS no Brasil

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Aparelho para radiocirurgia, que evita incisões na cabeça, é novidade no IEC (Foto: Reprodução de Internet)
Aparelho para radiocirurgia, que evita incisões na cabeça, é novidade no IEC (Foto: Reprodução de Internet)

O Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Centro do Rio, vai ganhar nesta sexta-feira (dia 15) um centro de radiocirurgia.  Será a primeira unidade pública do país a contar com o equipamento Gamma Knife. O aparelho é voltado ajudar no tratamento de tumores cerebrais e outras doenças neurológicas, como o mal de Parkinson. Para isso, utiliza a técnica conhecida como radiocirurgia, uma intervenção cirúrgica com uso de radiação, sem a necessidade de incisões.

O IEC é um dos principais centros de saúde do país, voltado exclusivamente ao tratamento de doenças neurocirúrgicas e à área de ensino e pesquisa no Brasil. A unidade possui ainda a sala híbrida, que também é única na rede pública brasileira e conta com um aparelho de ressonância dentro do centro cirúrgico.

Quase 23 horas desta quinta-feira (14), a Secretaria Estadual de Saúde informou a mudança no horário de inauguração  oficial, que será às 9h30 e contará com a presença do presidente Michel Temer, do governador Luiz Fernando Pezão e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, também visitarão a unidade, recebidos pelo secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., do diretor médico do Instituto, Paulo Niemeyer Filho.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES), com redação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!