Mitos e verdades sobre Yoga

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

yoga

Voltei para o Yoga faz quase um mês e acredito que o equilíbrio entre respiração, controle do corpo físico e meditação produz um estado de harmonia que se reflete em vários campos energéticos, contribuindo para mais disposição, mais clareza e serenidade diante dos desafios do dia a dia. Antigamente confundido com religião ou associado apenas a um estilo de vida alternativo, o Yoga é na verdade uma filosofia de vida que busca a integração de corpo e mente.

Originária da Índia, é praticada há mais de cinco mil anos, sem restrição de idade, nacionalidade ou cultura. De acordo com o fundador da Arte de Viver, o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, yoga ajuda o ser humano a alcançar todo seu potencial e melhorar a qualidade de vida, daí a importância em disseminar esse conhecimento tão antigo e precioso. “Pode remover as lágrimas e trazer um sorriso a cada rosto, trazer celebração e novas habilidades à vida de qualquer um”, afirma.

O Yoga é uma filosofia de vida originária da Índia e praticada há mais de cinco mil anos, sem restrição nacionalidade ou cultura. Ele visa à integração de corpo e mente, ajudando o ser humano a alcançar todo seu potencial e melhorar a qualidade de vida. Ele ajuda no equilíbrio, no tônus muscular e no autoconhecimento, além de acalmar a mente. As posturas, exercícios de respiração e meditações atuam no sentido de equilibrar o sistema endócrino, imunológico, nervoso, colaborando para que o praticante entre em um estado de consciência corporal e mental para uma vida mais positiva”, explica a instrutora da Arte de Viver e terapeuta somática Beatriz Gaspar.. 

Os benefícios incluem o sono de melhor qualidade, aumento da concentração e também da autoestima. O alongamento e flexibilidade também melhoram. Entre as crianças, a prática pode ajudar com problemas emocionais, como a timidez. Praticar técnicas apropriadas de respiração podem ajudar a trazer mais oxigenação ao sangue e ao cérebro. “Isso é muito vantajoso principalmente para os idosos, que podem experimentar aumento do prana, ou energia vital”, afirma.

Neste Dia Internacional do Yoga (21 de junho), trazemos para vocês um pouco mais sobre essa prática milenar e os mitos e verdades que cercam a prática.

Yoga é uma prática APENAS física

MITO – O corpo é um instrumento na prática de Yoga, mas não é o objetivo final. Os benefícios físicos são reais e desejáveis, mas não o foco principal. O que se almeja é uma atitude mental simultaneamente alerta e relaxada, um estar presente e disponível, com força e espontaneidade. Trata-se de uma estruturação psicofísica.

Yoga é um exercício lento para idosos

MITO – Yoga é uma prática para todas as idades, inclusive gestantes, crianças e portadores de dificuldades físicas. Existem muitas modalidades de práticas e elas atendem a necessidades diferentes, todas elas conduzindo à integração e ao aprimoramento da atitude diante do mundo e dos desafios.

Para fazer yoga NÃO é necessário ter muita elasticidade

VERDADE – As posturas do Yoga, asanas, trabalham a força e a elasticidade. Não importa de onde você comece, o quão encurtado ou cansado ou estressado você esteja. Seu corpo é o ponto de partida. A prática é justamente o processo de encontrar limitações, lidar com elas, superá-las, o que traz à tona qualidades internas como a persistência, a paciência, a aceitação, a tenacidade. É sobre estas qualidades que a prática se baseia, sempre enfatizando a disciplina e a constância.

Yoga NÃO tem nada de muito parado

VERDADE – Existem práticas de Yoga dinâmicas e estáticas. O Ashtanga por exemplo é intenso, dinâmico e exige força, equilíbrio, um corpo que responda bem às demandas das séries propostas. As práticas de Vinyasa, Power Yoga, também são mais dinâmicas. Um sistema como o de Iyengar, baseado na Hatha Yoga, exige um intelecto afiado para lidar com ajustes e longas permanências nas posturas. A Hatha Yoga pode ser lenta e extremamente exigente, tendo o esforço  físico como ferramenta. E existem também práticas lentas, suaves, e terapêuticas. A Yoga restaurativa, por exemplo, traz um profundo descanso e consciência corporal, age em quadros psicossomáticos, e é bem estática.

Tenho problema de coluna cervical e não posso fazer yoga

MITO – Os professores são instruídos em suas formações a adaptarem as posturas de acordo com as necessidades individuais. Existem acessórios que trazem adaptação e conforto e a possibilidade de o aluno executar outra postura mais indicada para seu caso. Apenas algumas posturas solicitam a cervical em extensão e em flexão. A prática deve estar à serviço do aluno e não o contrário.

Para fazer yoga tenho que ficar de cabeça para baixo

MITO – Não. Pessoas com pressão alta, glaucoma ou otite, por exemplo, não devem ficar com a cabeça baixa por muito tempo, deve-se ter muita cautela. A prática deve ser adaptada.

Yoga é misticismo e exige crença religiosa

MITO – Yoga é práxis e não requer uma crença religiosa, porém costuma conduzir o praticante a refletir sobre as questões fundamentais da vida, o que pode leva-lo a buscar algum estudo ou filosofia ou religião que acolha suas questões e anseios. Ninguém precisa acreditar em premissas religiosas ou algum misticismo para fazer yoga. Yoga é para todos!

Não tenho tempo para praticar yoga e meditação

MITO – Yoga pode ser praticado em qualquer ambiente, existem práticas adaptadas para escritório, feitas em cadeiras, existem práticas de Yoga eminentemente meditativas que podem ser realizadas no chão, encostando-se em uma parede. Usualmente dizemos que não temos tempo quando na realidade não entendemos aquela atividade como prioritária, temos tempo para aquilo que é vital. A prática de Yoga só se torna vital quando experimentamos seus benefícios.

Grávida também pode praticar yoga

VERDADE – As grávidas devem praticar Yoga e há inúmeras séries e abordagens para atendê-las. Entre os benefícios encontramos o aumento do vínculo com o bebê, o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e das pernas, das articulações, o que será benéfico para o trabalho de parto e pós-parto. 

Fonte: Arte de Viver

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!