Jogo online ensina crianças a prevenir acidentes

 

criança-segura

Todos os anos, milhares de crianças brasileiras de zero a 14 anos morrem e outras centenas de milhares são internadas devido a algum tipo de acidente, como atropelamento, afogamento, sufocação, queimadura etc. Evitar que as crianças se machuquem gravemente é uma preocupação constante de pais, familiares, responsáveis e profissionais que trabalham diretamente com os pequenos. Por isso, é tão importante que os adultos se informem sobre como prevenir acidentes e adotem comportamentos e medidas que garantam a segurança de meninos e meninas.

Além disso, também faz parte do papel do adulto ensinar às crianças, desde cedo, como avaliar possíveis perigos no ambiente e evitar riscos a si mesmas. Mas, como educar os pequenos para que eles se protejam e se mantenham em segurança? Esse sempre foi um desafio enfrentado por todos aqueles que convivem com crianças quando queriam realizar ações que promovessem a segurança infantil.

Pensando nisso, a Criança Segura acaba de lançar uma novidade que deverá ajudar – e muito! – a todos que desejam trabalhar a temática de prevenção de acidentes com as crianças. É o Game Criança Segura, um jogo destinado ao público infantil, que tem como objetivo disseminar a cultura de prevenção de forma lúdica e prazerosa para as crianças. O jogo está disponível a partir de 30 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes pelo site: http://criancasegura.org.br/game/.

Por meio de vários jogos curtos, o game apresenta situações nas quais os pequenos aprendem a identificar os perigos em ambientes domésticos ou no trânsito e dá dicas de como evitar acidentes que podem acontecer com as crianças, tudo isso de forma muito divertida e leve, afinal, criança aprende brincando. Além disso, em breve, um aplicativo desse jogo também poderá ser baixado gratuitamente pelos usuários de iOS, Android e Windows Phone.

“A nossa mensagem é sempre direcionada para o adulto, pois entendemos que ele é o responsável pela vida da criança. Mas é importante também ensinarmos a criança noções de comportamento seguro para que ela seja capaz de compreender algumas situações de perigo desde pequena. Daí vem a importância de um game como esse”, explica Carla Lerner, responsável da Criança Segura pela área de Mobilização da organização e pelo desenvolvimento do jogo.

Segundo ele, o jogo se preocupa em trabalhar todas as principais causas de acidentes com crianças, como queda, intoxicação, sufocação, afogamento etc. “Dessa forma, esperamos contribuir com o desenvolvimento da autonomia de meninos e meninas, com uma linguagem direcionada para esse público e muita ludicidade”, ressalta.

Fonte: Criança Segura