Dicas para proteger e hidratar o corpo no verão

Frutas cítricas são boas aliadas no processo de detoxificação do organismo

Frutas cítricas são boas aliadas no processo de detoxificação do organismo

Verão é uma época em que se deve ter atenção redobrada aos alimentos consumidos. O ideal são aqueles que auxiliam na detoxificação do organismo. Uma sugestão são os sucos de frutas com vegetais (couve, agrião, cenoura). Eles são ricos em vitaminas, minerais e têm ação antioxidante, contribuindo para o processo de desintoxicação que já ocorre de forma natural em nosso organismo.

Ao mesmo tempo, são alimentos que ajudam pacientes em tratamento de doenças oncológicas ou outras patologia que, muitas vezes, perdem o apetite, ficam nauseados e até pulam refeições nos dias quentes. “É possível amenizar essas sensações e manter o organismo com os nutrientes necessários ao dia a dia”, afirma a nutricionista oncológica e ortomolecular Paula Pratti, do Centro de Excelência Oncológica.

Abaixo, ela lista algumas dicas para proteger e hidratar nesse verão:

1. Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas;

2. Sucos com vegetais. A couve, hortelã e frutas cítricas (limão, maracujá, acerola) são bastante nutritivos e ajudam no fortalecimento do sistema imune, que pode ter ficado debilitado.

3. Alimentos fotoprotetores. Os carotenoides – como beta-caroteno e licopeno presentes na cenoura, laranja, damasco, mamão, tomate – são nutrientes que têm como propriedades a redução dos danos causados pela exposição aos raios solares.

4. Evite industrializados. Coma carnes, ovos, peixes e vegetais (abobrinha, palmito, repolho, couve-flor, berinjela, pepino, espinafre, agrião). Esses vegetais têm baixíssimo teor de calorias. Use temperos como azeite, limão, sal, pimenta, orégano. Não consuma com molhos industrializados.

5. Chás gelados. Muitos chás, como o hibisco temperado com canela em pau ou com folhinhas de hortelã e gengibre, são excelentes diuréticos e refrescantes;

6. Dê atenção às frutas. Dê preferência a frutas como melão, melancia, abacaxi, pêssego, morango, kiwi, acerola. Apesar de algumas serem de alto índice glicêmico, elas têm elevado teor de água e são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido. Mas não exagere. Duas a três porções por dia já é uma ótima quantidade.

7. Evite o consumo de bebidas alcoólicas.  Se estiver em emagrecimento e quiser consumir álcool, dê preferência aos destilados com frutas naturais, vinho branco ou espumante, que são mais leves e têm menor teor de carboidratos.

 

Suco Refrescante e Protetor

1 Polpa de acerola congelada ou o suco da própria fruta

1 pedacinho de cenoura

1 damasco seco (para adoçar)

5 folhas de hortelã

Lascas de gengibre a gosto

1 copo de água

* Bata no liquidificador a cenoura + polpa de acerola + damasco + água + folhas de hortelã. Depois de pronto acrescente o gengibre em lascas para aromatizar.

Fonte: Centro de Excelência Oncológica