Dicas para encarar a maratona da folia que já começou no Rio

boa_alimentação_carnaval

Oficialmente, só começa dia 9 de fevereiro. Mas aqui no Rio de Janeiro já é Carnaval desde que o Réveillon terminou. Somente neste final de semana, serão mais de 20 blocos (entre oficiais e não-oficiais) ensaiando ou desfilando de norte a sul da cidade. Uma prévia do que vem por aí. E para aguentar o pique, é preciso não descuidar da saúde. Samara Lopes, nutricionista da Clinica Renewmed, dá a primeira dica importante para o folião ter condições  de enfrentar de forma saudável, disposição e energia a maratona dos blocos.

“A dica número um é preparar um supercafé da manhã, com alimentos e líquidos que ajudam a segurar, hidratar, energizar, proteger o organismo de forma saudável nesta época de folia”, afirma a especialista. Outra recomendação é, durante a folia, sempre lembrar de hidratar bebendo água ou água de côco, e,se for ingerir bebida alcoólica, sempre intercalar com água.

“Os foliões devem comer para aguentar a maratona de blocos, além do café da manhã reforçado. Isso vai depender  do horário que vão pra folia. Nem sempre dá pra manter uma alimentação regrada nesses dias, mas a dica importante é não ir de estômago vazio”, ressalta. Os cuidados que devem ter com suas bebidas e o que fazer para evitar a desidratação. “Água é sempre fundamental, principalmente quando estamos em atividade ou clima mais quente. Tenha sempre uma garrafinha com água e se for consumir bebida alcoólica, o ideal é intercalar para evitar a desidratação e a ressaca no dia seguinte”, destaca.

 

Antes da folia

Já antes do Carnaval  as pessoas podem comer visando garantir um corpo resistente e saudável. “Comer comida de verdade:frutas, verduras, legumes, proteína como carne, peixe, frango… pra quem é vegano os cogumelos são boas opções. Além de carboidrato como inhame, aipim, batata, feijão… quanto mais natural for a alimentação, mais disposição a pessoa terá”, afirma.

Neste mês que precede o Carnaval deve-se cortar não somente antes, mas para sempre os industrializados, ultra processados, refrigerantes, sucos de caixinha, excesso de doces. “Tem algo relacionado a alimentação que deve ganhar mais atenção neste período deve ganhar mais atenção com relação à alimentação de acordo com o metabolismo de cada pessoa mas a regra geral , o que é bastante importante, principalmente por causa do clima nessa época do ano”.

Durante  a folia

  •  Nunca sair de estômago vazio pros blocos, principalmente de for consumir bebidas alcoólicas.  Não aguenta comer no calorão? Faça uma vitamina… um shake com alguma proteína em pó. Se der pra levar alguma fruta ou snack saudável pro bloco.
  • Beber bastante água: antes, durante e depois. Em média perdemos 750 ml de água por dia através da pele, valor que aumenta  consideravelmente em dias muito quentes ou durante atividade física, e a folia não deixa de ser isso, certo?
  • Intercalar bebida alcoólica (se for consumir) com 200 ml de água. Isso evita a desidratação e a ressaca no dia seguinte.
  • Muito cuidado com bebidas energéticas: em geral possuem muita cafeína e pra quem tem sensibilidade a ela, pode causar algum tipo de desconforto e até estragar a festa. Além do que a cafeína também pode aumentar a chance de desidratação.
  • Evitar produtos industrializados  e preferir se alimentar de comida de verdade (legumes, frutas, verduras, ovos..). Sempre é a melhor opção além de dar mais energia.
  • E manter-se ativo: a prática de atividade física regular além de ser saudável, faz com que a pessoa tenha mais disposição par aguentar a maratona dos blocos até o último dia.

Combinações saudáveis para enfrentar a maratona dos blocos

A nutricionista ainda listou algumas opções de combinações para o café da manhã para enfrentar não somente a maratona dos blocos, ensaios de escolas de samba e  também os desfiles na Avenida e os bailes carnavalescos nos clubes e outros lugares.

Opção 1:
Suco de melancia com água de coco e gengibre +
2 fatias de pão integral + 1 colher de sopa de queijo cottage + 2 fatias de blanquet de peru
2 castanhas do pará

O suco de melancia é ótimo para hidratar já que a fruta é composta de mais de 90% de água É rica em vitaminas e minerais importantes, e também dá aquela sensação de saciedade. Coloquei junto com a água de coco (para ajudar na hidratação) e gengibre, ótimo termogênico e ainda possui propriedades antiinflamatórias…bom para quem vai cantar bastante no carnaval. O pão integral, é o carboidrato complexo desse café da manha. Rico em fibras também ajuda na saciedade, e o queijo magro (cottage) e as fatias de blanquet são as proteínas que completam o sanduiche. As castanhas do pará (consumir no máximo 2) completam a refeição: ricas em selênio, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Opção 2:
Suco de abacaxi com hortelã +
Tapioca com recheio de pasta de grão de bico + 1 fio de azeite extra virgem

O abacaxi é um alimento energético (ótimo para quem quer ter bastante disposição para brincar nos blocos) e também rico em vitaminas, inclusive a Vitamina C. A bromelina, substância encontrada no abacaxi, também é ótimo antiinflamatório. Fazendo o suco com um pouquinho de hortelã fica bem refrescante e saboroso. A tapioca é nosso carboidrato complexo dessa refeição e ótimo substituto do pão (pode fazer com um pouquinho de chia, para acrescentar mais fibra e diminuir o índice glicêmico). A pasta de grão de bico é rica em proteína e, junto com o azeite, uma gordura muito do bem, confere saciedade por um bom tempo.

Opção 3:
1 potinho Iogurte natural + 6 amoras + 1 colher de sopa de granola sem açúcar +
1 copo de água de côco

Na composição do iogurte natural encontramos carboidratos, proteínas e gorduras, além de vitaminas e minerais. Ótimo para o bom funcionamento do intestino e para nossa imunidade. (para quem tem problema com a lactose, também existem as versões “lacfree”). Por ter um sabor neutro, podemos colocar qualquer fruta no iogurte, e aqui eu escolhi a amora. Rica em antioxidantes e com pouca caloria, a amora ainda ajuda a prevenir ou até mesmo curar algumas inflamações, entre elas as inflamações de garganta. Já que a época é de carnaval, onde se canta e grita muito, não custa nada dar essa “mãozinha” pro nosso organismo. A granola completa essa refeição com seu alto teor de fibras, mas cuidado com a escolha: prefira a versão sem açúcar. A água de coco, por ser considerada um isotônico natural, ajuda a manter e repor os líquidos eliminados durante a folia.

Opção 4:
1 copo de suco de melão +
1 pão árabe com recheio de ovo mexido (feito com 1 fio de óleo de côco) + tomates picadinhos
3 castanhas de caju cruas (sem sal)

Também composto de muita água, o melão é fonte de nutrientes como cálcio, vitamina A, Vitamina C e vitaminas do complexo B, que dão aquela energia, além de ser um suco muito refrescante! O pão árabe – ou pão sírio- (integral, por favor) tem fibras, dão saciedade, energia e tem massa leve. Para o recheio escolhi o ovo, ótima fonte de proteína e os tomates, ricos em licopeno, que fazem muito bem à saúde e dão um saborzinho especial. para fazer o ovo NADA de óleo comum, margarina ou manteiga..vamos de óleo de coco:rico em ácido graxo de cadeia média, tem maior grau de digestibilidade e ainda tem ação termogênica. Enfim, bem mais saudável. As castanhas também têm gorduras do bem, dão saciedade, energia e ainda ajudam o sistema imunológico.

Opção 5:

Suco Verde: 2 folhas de couve + 1 maçã + 1 fatia de gengibre + 1 fatia de cenoura + água de côco + gelo +

1 tapiomelete ( 4 col de sopa da goma + 1 ovo – bater com garfo até ficar homegêna e jogar na frigideira)  – pode colocar tomate picadinho, azeite extra virgem e orégano

Quem não conhece os inúmeros benefícios do suco verde? escolhi essa receitinha por causa da maçã, que é rica em pectina e ajuda  controlar a glicemia, rica em fibras que conferem saciedade, entre outros benefícios. O gengibre por sua ação antiinflamatória e termogênica, a cenoura que protege a pele do sol (devido à presença de antioxidantes e vitamina A), água de coco (os benefícios foram citados nas opções anteriores) e a couve, rica em flavonóides e carotenóides: poderosos antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres. Esse suco hidrata e enche o organismo de energia! O tapiomelete é uma outra maneira de fazer nossa famosa tapioca. Ele leva ovo, que já faz com que a refeição tenha a proteína necessária. O tomate, azeite extra virgem e orégano tornam  essa versão ainda mais saudável e saborosa e dando muita energia para começar o dia.