Dá para trocar uma refeição por um hambúrguer?

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

bourn burger

Na onda dos food trucks e de hamburguerias artesanais espalhadas pela cidade, surge uma dúvida: afinal, é possível se alimentar com um hambúrguer de forma mais saudável e sem ganhar tantos quilos extras? O que dizem especialistas sobre a substituição de uma refeição tradicional por  um enorme sanduíche? Quem não dispensa um “podrão”, o que deve levar em conta na hora de devorar uma dessas quase irresistíveis (e calóricas) delícias?

Fui conhecer a  Bourn Burger, na Lapa, e o simpático proprietário e chef Alberto José garante: dá para se alimentar de forma rápida e sem prejuízos à saúde.  Para a nutricionista esportiva Thatiana Ferreira, a casa é um exemplo de que hambúrgueres e saúde combinam, sim. Ela avaliou um dos principais sanduíches do estabelecimento, o Chicken Burger. “Muitas pessoas pensam que refeição saudável se limita à tradicional salada com grelhado, mas podemos transformar, sem medo ou culpa um lanche tradicional em uma refeição saudável e nutritiva além de claro, deliciosa. Isso depende apenas dos ingredientes que compõem o hambúrguer”, afirma.

Para este Dia Mundial do Hambúrguer(28 de maio), Thatiana falou ao Blog Vida & Ação:

– Dá pra substituir uma refeição diária por um hambúrguer de forma saudável?

Sim, isso vai depender da composição do hambúrguer, isso é os elementos que o compõe: tipo de carne, se tem salada, tipo de pão dentre outros

– O que a pessoa deve observar para não consumir calorias excessivas?

Se essas calorias provém de alimentos nutritivos, isso é que fornecem elementos fundamentais para a manutenção da saúde, como carboidratos complexos, gorduras boas, proteínas de alto valor biológico e se esses alimentos também sao fornecedores de vitaminas e minerais

– Como fazer substituições mais saudáveis na hora de encarar um “sanduba”?

Sempre bom observar a composição de cada elemento do sanduba. Opte pelo pao integral rico em fibras de preferência o árabe, a carne, sempre opte por uma magra como peito de frango ou patinho e sempre coloque bastante salada, aquele ditado de refeição colorida também se aplica para o sanduba

– Tem gente que come hambúrguer toda semana ou todo dia. O que isso pode causar à saúde?

Bom isso vai depender da escolha do sanduba: se for um bem montado, com nutrientes saudáveis e sem calorias vazias, ele pode facilmente substituir uma refeição sem problema algum, agora se for um sanduíche estilo fast food, isso pode levar a problemas bem sérios de saúde.

– Quais os danos nutricionais que uma alimentação à base de fast food pode provocar?

O consumo diário de fast food pode levar ao aumento do peso, do colesterol ruim, podendo com o tempo levar a problemas mais sérios como aumento da pressão arterial e ao infarto.

Dissecando nutricionalmente um chicken burger

Confira abaixo a avaliação que a especialista fez de cada um dos ingredientes do Chicken Burger, do Bourn Burger:

– 160 g de peito de frango: Segundo Thatiana, o frango é uma carne magra, de alto valor biológico. “É uma carne excelente para quem quer manter a forma, pois apresenta pouquíssimas quantidades de gorduras saturadas em sua composição”, diz.

– Pão de beterraba: A nutricionista garante que a beterraba é riquíssima em palatinose, uma excelente fonte de carboidrato saudável e nitrato. Além disso, o ingrediente provoca vaso dilatação, o que é excelente para praticantes de atividades físicas e hipertensos.

– Creme de queijo catauá: De acordo com a especialista, esse componente é rico em proteína. Ela ressalta um ponto importante: “O queijo produzido de forma artesanal, faz com que ele seja bastante nutritivo, já que a produção do leite é realizada de forma in natura, ou seja, não é realizado com gado em cativeiro”, afirma.

– Cutney de abacaxi: Thatiana afirma que o abacaxi é uma fruta riquíssima em vitamina C e vitamina do complexo B. Além disso, o ingrediente contém minerais como potássio, magnésio, iodo, cobre e manganês.

– Alface: Segundo a nutricionista, a verdura mais utilizada em saladas pelos brasileiros é riquíssima em fibras e lítio, além das vitaminas A, C e K.

– Tomate: De acordo com a especialista, um dos frutos mais consumidos em saladas é também uma boa fonte de vitaminas. “O tomate é rico em vitamina A e C, além de possuir uma grande quantidade de de licopeno, um poderoso antioxidante e excelente anticancerígeno”, afirma.

Sobre a Bourn Burger

O espaço, num ambiente informal e aconchegante, lembra algumas hamburguerias americanas, mas com características muito peculiares. “Somos a única hamburgueria nesse formato no Rio de Janeiro”, garante o proprietário, que montou o estabelecimento há um ano. Ele afirma que se inspirou em alguns modelos que conheceu mundo afora, mas com o toque totalmente pessoal, de um gourmet e chef de cozinha (sim, ele também vai para detrás do fogão, ou da chapa).

A hamburgueria parte do conceito primitivo do hambúrguer norte americano, aliado ao ritmo alucinante do Centro do Rio. Com o objetivo de servir um hambúrguer verdadeiro, saboroso e nutritivo, a Bourn Burger oferece pães, molhos e carnes feitas artesanalmente, com um sabor único e especial. Além dos sanduíches, o estabelecimento oferece bebidas e doces fabricados de forma artesanal.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!