Livros contam histórias de luta e superação contra o câncer de mama

capa_um_cancer_uma_felicidade capa Cancer on the road

Neste Outubro Rosa, a seção Ler faz Bem, de Vida & Ação, selecionou dois livros que podem ajudar a entender melhor as múltiplas emoções que cercam a vida de uma mulher que descobre ter câncer de mama. São obras que contam a vida de uma paciente que superou a doença e outra que foi vencida por ela, após cinco anos de luta, mas jamais esmoreceu.

Mesmo após essa adversidade, Soraia Evangelista conseguiu superar a dor que chegou com o diagnóstico e o sofrimento causado pela doença, que também afeta as pessoas mais próximas. Ela registrou sua trajetória em escritos emocionantes, que agora se tornaram um livro: ‘Um Câncer, Uma Felicidade…’

‘Câncer de mama on the road: um percurso de luta e superação’ conta a história da jornalista Cristiane Chagas, que  lutou cinco anos contra o câncer. Este mês, que marca o primeiro ano de sua morte, sua família lança seu diário de “bordo” onde ela conta, de forma leve, porém esclarecedora, alguns pontos sobre sua jornada. O  lançamento acontece no dia 25 de outubro, quarta-feira, às 19 horas, na Livraria Prefácio de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria 39).

‘Um Câncer, Uma Felicidade…’

A obra reúne diversos momentos da vida de Soraia convivendo com seu câncer e com o de outros pacientes oncológicos, mas também conta como a gratidão é importante; gratidão pela oportunidade de se tratar, gratidão pela vida e pela chance que teve de continuar seu caminho. Apesar dos sofrimentos com os quais teve que lidar em sua trajetória, Soraia nunca perdeu a serenidade.

Os relatos da autora são inspiradores, narrados em prosa, com linguagem leve, mas ao mesmo tempo tocante. Um Câncer, Uma Felicidade… gera diversas reflexões e bons pensamentos. Pode e deve ser lido por pacientes, familiares e todos que procuram uma esperança para seguir em frente, assim como a felicidade que se esconde entre as dores.

Câncer de mama on the road

Lançado sob o selo da Editora Muiraquitã, a obra celebra a vida de Cristiane. Uma mulher guerreira que enfrentou, lutou e venceu muitas lutas! E é exatamente isso que esta obra pretende mostrar, a história de vida e superação desta mulher que, como muitas outras, travou uma enorme batalha contra o câncer. Cristiane apresenta, em sua obra, pequenos trechos de seu caminhar. Além, é claro, de apresentar sua visão sobre vários assuntos relacionados a sua condição de paciente, tanto em atendimentos particulares quanto públicos.

Este livro é uma narrativa de alguém que, com o tempo, foi se redescobrindo e se superando frente à doença, fazendo dessa superação um artifício para que outras mulheres, ao tomarem conhecimento da sua experiência pessoal, possam adquirir forças e começar a construção de um alicerce de luta pela vida.

Sobre as autoras

Soraia Evangelista da Conceição é natural de Resende (RJ), ­filha do Serro (MG), reside em Belo Horizonte (MG). Graduada em Letras, MBA em Gestão de Pessoas. Mais velha de quatro ­filhos, mãe de ­filho único. Autêntica, alto-astral e extrovertida. Amante das coisas simples: um dedo de prosa, uma boa dança, um almoço em família, uma roda de amigos, uma cidade pequena, uma praia, um centro histórico, um sorriso.

Cristiane Chagas nasceu em 5 de fevereiro de 1980, na cidade de Niterói (RJ), mas desde muito cedo se tornou moradora da Zona Sul do Rio de Janeiro. Casou-se aos 27 anos e foi morar em Portugal por três anos em busca de novas experiências, característica constante de sua personalidade. Antes da descoberta do câncer tornou-se servidora pública estadual concursada da Uerj e trabalhou no campus politécnico de Nova Friburgo, cidade onde residiu até o fim de sua vida.

Da Redação, com assessorias