Camisinha vai mudar de cara: será que vai ajudar na prevenção?

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Até o final do ano, o Ministério da Saúde vai mudar as embalagens das camisinhas masculinas distribuídas gratuitamente em todo o país. Para isso, anunciou recentemente que lançou concurso para mudar visual de preservativos. A ideia é tornar o hábito de usar camisinha mais frequente entre os homens,principalmente jovens, que são as maiores vítimas da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Será mesmo que a estratégia vai dar certo? O que impede os jovens do sexo masculino de usar camisinha na hora do sexo? E por que muitas mulheres, embora muito mais conscientes, ainda têm medo de exigir isso?

Sabemos que incentivar o uso de preservativos tem sido foco de campanhas de prevenção a doenças que vêm avançando entre os jovens no Brasil, apesar de termos hoje muito mais esclarecimento e informação sobre esses riscos do que antigamente. Dados do ministério apontam que essa é a faixa etária que menos usa camisinha. Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo entre os que têm de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, atualmente  a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,1 casos a cada 100 mil habitantes, com cerca de 41,1 mil casos novos ao ano, o que não é nenhuma grande vantagem – a meta deve ser reduzir cada vez mais o contágio.

O levantamento mais recente mostra que a epidemia de Aids tem se concentrado, principalmente, entre populações vulneráveis e nos mais jovens. Destaca-se o aumento em jovens de 15 a 24 anos, sendo que entre 2006 e 2015 a taxa entre aqueles com 15 e 19 anos mais que triplicou, passando de 2,4 para 6,9 casos a cada 100 mil habitantes. Entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa dobrou, passando de 15,9 para 33,1 casos a cada 100 mil habitantes.

Mais sobre o concurso

O edital convoca universitários de design gráfico, desenho industrial, arquitetura e publicidade de todo o país a criarem nova embalagem para as camisinhas distribuídas pelo SUS. A ação tem parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é escolher uma nova identidade visual para os preservativos. As inscrições deverão ser feitas pelo site http://embalagemcamisinha.aids.gov.br até sete de setembro.

O resultado e a premiação estão previstas para acontecer durante o 11º Congresso Brasileiro de HIV/Aids e o 4º Congresso Brasileiro de Hepatites Virais, entre os dias 26 e 29 de setembro, em Curitiba, Paraná. O vencedor terá como prêmio um pacote de viagem de três dias com um acompanhante para um dos sítios do patrimônio Histórico Cultural da Unesco no Brasil.

“Com esse concurso, pretendemos criar uma identidade mais moderna e atrativa para o público, a fim de renovar a imagem da camisinha masculina distribuída no Sistema Único de Saúde. A última vez que a embalagem foi modificada faz mais de dez anos”, afirmou Adele Benzaken, diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV e Aids, do Ministério da Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde, com Redação

 

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