Beijo na folia: uma gota de saliva, dois bilhões de bactérias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

carnaval-beijo

Carnaval, folia e azaração. Mas  nem tudo é festa. O beijo é conhecido por trazer diversos benefícios para o corpo e, no período do Carnaval, figura como marca registrada. Beijar eleva os batimentos cardíacos, auxiliando na oxigenação do sangue, além de proporcionar sensação de prazer e até mesmo queimar calorias. No entanto, a boca é também responsável pela retenção de uma grande quantidade de micro-organismos, uma única gota de saliva pode conter cerca de dois bilhões de bactérias.

O cirurgião-dentista Edmilson Pelarigo, diretor clínico da rede OrthoDontic, alerta para alguns riscos e precauções a serem tomadas em meio às comemorações. Sobre o mito da Aids, o especialista afirma que única hipótese de transmissão do vírus do HIV através do beijo se dá caso haja lesões e feridas abertas, o que não livra os foliões da influência dos vírus da gripe, HPV, Hepatite B e herpes, por exemplo. A dica é manter a higiene bucal em dia mesmo com a alteração na rotina. “O ideal é utilizar fio dental e fazer as escovações corretamente, mas alimentos como a maçã também podem auxiliar na limpeza, uma vez que possuem componentes higienizadores”, relata.

Pelarigo alerta, ainda, sobre os efeitos do excesso de álcool. “A ingestão de bebida alcoólica em grandes quantidades ocasiona desidratação e ressecamento das mucosas bucais, o que pode provocar lesões.” O cirurgião-dentista também destaca que a alteração na salivação pode comprometer ainda mais a higiene. “A saliva colabora com a limpeza dos dentes e ajuda a mantê-los saudáveis”. Manter o corpo hidratado e ter algumas frutas a tiracolo pode também ajudar a manter a embriaguez sob controle, evitando brincadeiras que possam causar qualquer tipo de trauma, incluindo os que possam atingir a região da boca.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!