Agenda Positiva: eventos no Rio discutem Alzheimer e doenças reumáticas

Mais frequente forma de demência entre idosos, o Alzheimer é caracterizado por um progressivo e irreversível declínio em certas funções intelectuais. Memória, orientação no tempo e no espaço, pensamento abstrato, aprendizado, incapacidade de realizar cálculos simples, distúrbios da linguagem, da comunicação e da capacidade de realizar as tarefas cotidianas são alguns sintomas.
Neste sábado, dia 30, um encontro pretende promover a conscientização social ao enfrentamento da Doença do Alzheimer. Realizado às 13h, no auditório da Faculdade Gama e Souza, na Barra da Tijuca, o evento vai debater aspectos legais do Alzheimer, influência ambiental no aumento do risco da doença, psicoeducação familiar e aspectos neuropsicológicos e adequação alimentar na prevenção do Alzheimer.
“Será uma oportunidade de buscar informação segura e identificar desde já a apresentação dos sinais do mal de alzheimer aos interessados. Se alguém já enfrenta esse problema em sua família, saberá como lidar da melhor forma com esse novo cenário”, afirma a advogada Giselle Farinhas, que realiza o evento. A entrada será gratuita, mas a organização do evento solicita, apenas a quem puder, uma lata de leite em pó para doação.

Congresso sobre doenças reumáticas

Já estão abertas as inscrições para o 2º Congresso Recomeçar/RJ, que a Associação de Pacientes com Doenças Reumáticas do Estado do Rio de Janeiro realizará no dia  7 de outubro (sábado). A presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio, Selma Merenlender, falará sobre reumatismo. Os reumatologistas Ana Beatriz Vargas,  Carla Lemos e Geraldo Castelar vão desvendar a Artrite Reumatoide.

O congresso terá, ainda, um fórum de debates sobre a atual situação do paciente reumático no Estado do Rio e terá como mediador Geraldo Castelar e como debatedores Selma Merenlender (presidente da SRRJ), Rafael Cangemi Reis (médico da Atenção Básica), Dimas Gadelha (secretário de Saúde de São Gonçalo). Haverá apresentação sobre o SisReg (Sistema Nacional de Regulação) e relatos de paciente de artrite reumatoide.

A programação lembra o mês de combate às doenças reumáticas e acontece das 8h às 15h na Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Bloco F, 1º andar, Auditório 11). O investimento será de R$ 12. Inscrições pelo link https://www.sympla.com.br/2-congresso-recomeçarrj_184348.

Da Redação, com assessoria